O museu escolar como proposta didático-pedagógica ao estudo da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v5.74309Palavras-chave:
museu escolar, Geografia, ensino e aprendizagem, Educação GeográficaResumo
O texto apresenta considerações preliminares sobre a pesquisa de doutoramento em Geografia, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Francisco Beltrão. O objetivo consistiu em avaliar o sentido e o significado pedagógico do museu para o ensino e aprendizagem da Geografia, na relação tempo-espaço nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O desenvolvimento ocorreu a partir de uma proposta didático-pedagógica para o estudo da Geografia, com os estudantes dos 3os anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Pedro Algeri de Francisco Beltrão/PR. A finalidade consistiu na construção, organização e socialização de uma exposição, em forma de museu no próprio ambiente escolar, com intuito de estudar os conteúdos geográficos, propostos para essa etapa escolar dos participantes. A metodologia de pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e os resultados sinalizados a partir da avaliação dos professores, estudantes e familiares, apontam para a viabilidade da proposta de atividade do museu escolar, como forma de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos geográficos, o que colaborou no sentido de proporcionar a compreensão do significado pedagógico e para o processo de formação educativa e cidadã dos estudantes. Ao experienciar a prática de museu escolar como alternativa didático-pedagógica se concretiza a educação geográfica para além do ambiente escolar.