Didática da Geografia Progressiva: sentidos, racionalidade e linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.74205

Palavras-chave:

ensino de Geografia, manuais de Didática, ação instrumental

Resumo

Fala-se em Didática na área de Geografia, ao menos, desde a primeira metade do século XX, ainda que, no tempo presente, não tenha se constituído como um campo temático sistematizado de estudo. Neste contexto, objetiva-se compreender os sentidos de Didática na Geografia Progressiva ou Moderna que se desenvolveu até 1970 aproximadamente. Especificamente, busca-se identificar se há a predominância do sentido instrumental de Didática e o lugar que ocupa, nela, a linguagem. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, mediante a análise de artigos e manuais, publicados, entre 1950 e 1960, em bases de pesquisa e em periódicos. Este estudo está associado ao projeto de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí. Os achados indicam que nem sempre se verifica o sentido manifesto de Didática nos estudos e propostas didáticas em Geografia. Além disso, a concepção de Didática se relaciona à racionalidade e à ação instrumental. A linguagem, em sua função de entendimento, não é referida nos estudos analisados. Conclui-se que há confusões entre Didática e Metodologia, que os elementos da Didática da Geografia são variáveis e que a linguagem não ocupa centralidade nas Didáticas da Geografia produzidas no período.

Biografia do Autor

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, rosalvonobre@uern.br

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino e no Departamento de Geografia no Campus de Pau dos Ferros, RN.

Endereço profissional: BR 405, Km 153, Cep: 59900-000, Pau dos Ferros

E-mail: rosalvonobre@uern.br.

Raimundo Lenilde de Araújo, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil, raimundolenilde@ufpi.edu.br

Doutor em Educação Brasileira – UFC Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFC. Atualmente é professor efetivo Associado II da Universidade Federal do Piauí, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Geografia no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/UFPI. Embaixador do Projeto Nós Propomos! no Brasil.

Endereço profissional: Avenida Ininga, SN, CEP: 64049/550, Teresina/Piauí

E-mail: raimundolenilde@ufpi.edu.br.

Downloads

Publicado

27-06-2023

Como Citar

Nobre Carneiro, R., & Lenilde de Araújo, R. (2023). Didática da Geografia Progressiva: sentidos, racionalidade e linguagem. Revista Signos Geográficos, 5, 1–15. https://doi.org/10.5216/signos.v5.74205

Edição

Seção

Artigos