Didática da Geografia Progressiva: sentidos, racionalidade e linguagem

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v5.74205

Mots-clés :

ensino de Geografia, manuais de Didática, ação instrumental

Résumé

Fala-se em Didática na área de Geografia, ao menos, desde a primeira metade do século XX, ainda que, no tempo presente, não tenha se constituído como um campo temático sistematizado de estudo. Neste contexto, objetiva-se compreender os sentidos de Didática na Geografia Progressiva ou Moderna que se desenvolveu até 1970 aproximadamente. Especificamente, busca-se identificar se há a predominância do sentido instrumental de Didática e o lugar que ocupa, nela, a linguagem. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, mediante a análise de artigos e manuais, publicados, entre 1950 e 1960, em bases de pesquisa e em periódicos. Este estudo está associado ao projeto de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí. Os achados indicam que nem sempre se verifica o sentido manifesto de Didática nos estudos e propostas didáticas em Geografia. Além disso, a concepção de Didática se relaciona à racionalidade e à ação instrumental. A linguagem, em sua função de entendimento, não é referida nos estudos analisados. Conclui-se que há confusões entre Didática e Metodologia, que os elementos da Didática da Geografia são variáveis e que a linguagem não ocupa centralidade nas Didáticas da Geografia produzidas no período.

Bibliographies de l'auteur-e

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, rosalvonobre@uern.br

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino e no Departamento de Geografia no Campus de Pau dos Ferros, RN.

Endereço profissional: BR 405, Km 153, Cep: 59900-000, Pau dos Ferros

E-mail: rosalvonobre@uern.br.

Raimundo Lenilde de Araújo, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil, raimundolenilde@ufpi.edu.br

Doutor em Educação Brasileira – UFC Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFC. Atualmente é professor efetivo Associado II da Universidade Federal do Piauí, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Geografia no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/UFPI. Embaixador do Projeto Nós Propomos! no Brasil.

Endereço profissional: Avenida Ininga, SN, CEP: 64049/550, Teresina/Piauí

E-mail: raimundolenilde@ufpi.edu.br.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-27

Comment citer

Nobre Carneiro, R., & Lenilde de Araújo, R. (2023). Didática da Geografia Progressiva: sentidos, racionalidade e linguagem. Revista Signos Geográficos, 5, 1–15. https://doi.org/10.5216/signos.v5.74205

Numéro

Rubrique

Artigos