A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS PARTICIPATIVOS E PLURAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA. A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INDEGEO
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v4.72203Palavras-chave:
ensino de geografia, projetos de pesquisa-ação, inovações educacionais, articulação universidade-sistema educacionalResumo
Este texto busca compartilhar a experiência institucional do grupo Pesquisa e Desenvolvimento no Ensino de Geografia (INDEGEO) sediado no Instituto de Geografia FFyL UBA desde 2004. As principais contribuições conceituais, metodológicas e pedagógicas, derivadas das sucessivas, serão detalhadas. Projetos de pesquisa UBACyT dos quais o grupo participou. Esses estudos centraram-se nas finalidades pedagógicas da geografia, na seleção e organização dos conteúdos curriculares, nas estratégias de ensino e avaliação e na produção de materiais curriculares inovadores. Também serão explicitados os critérios de relação teoria-prática que embasam nossa concepção didática, bem como a articulação entre a tarefa de ensino e pesquisa no meio universitário e o sistema educacional de nível médio. Por fim, desejamos destacar o desenvolvimento de diversas atividades de transferência de conhecimentos e de elaboração de propostas pedagógicas concretas de forma a disponibilizar aos professores diversos recursos e materiais que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino de Geografia.