THE PRODUCTION OF PARTICIPATORY AND PLURAL KNOWLEDGE ABOUT THE TEACHING OF GEOGRAPHY. THE EXPERIENCE OF THE INDEGEO PROGRAM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.72203

Keywords:

teaching of geography, research-action projects, educational innovations, university-educational system articulation

Abstract

This text intends to share the institutional experience of the INDEGEO group (Research and Development in Geography Teaching) based in the FFyL UBA Geography Institute since 2004. The main conceptual, methodological and pedagogical contributions, derived from the successive UBACyT research projects in which the group participated, will be detailed. These studies focused on the educational purposes of geography, the selection and organization of curricular content, teaching and assessment strategies, and the production of innovative curricular materials. The criteria on the theory-practice relationship that base our didactic conception will also be made explicit, as well as the articulation between the task of teaching and research in the university environment and the educational system of the secondary level. Finally, we wish to talk about the development of different activities for the transfer of knowledge and the elaboration of concrete pedagogical proposals in order to make different resources and materials available to teachers that contribute to improving the quality of geography teaching.

Author Biographies

Raquel Edith Gurevich, Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina, raqgur2003@yahoo.com.ar

É professora de Geografia, formada pela UBA, e mestre em Administração Pública pela UBA/INAP. É professora titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA, nas cadeiras "Didática Especial da Geografia e Práticas de Ensino" e "Geografia Social Argentina". Como investigadora, co-dirige projetos UBACyT no Instituto de Geografia, da mesma Faculdade. Atualmente é membro do Departamento de Design de Aprendizagem do Ministério da Educação Nacional e participa como responsável pelo Módulo de Geografia da Pós-Graduação em Ensino de Ciências Sociais da FLACSO. Ministra inúmeros cursos e seminários em diferentes instituições nacionais e estrangeiras sobre formação de professores e gestão curricular nas ciências sociais. Publica livros, artigos e apresentações sobre os temas da sua especialidade, nas editoras Paidós, Biblos, UNICEF, Aique, Fondo de Cultura Económica, entre outras.

Endereço profissional: Puan 480, C1420 CABA, Argentina

E-mail: raqgur2003@yahoo.com.ar

María Victoria Fernández Caso, Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina, victoriafcaso@yahoo.com.ar

É professora titular do Departamento de Geografia e Diretora do Curso de Especialização em Ensino Secundário da Universidade de Buenos Aires. É Professora de Geografia na Universidade de Buenos Aires, Mestre em Didática das Ciências Sociais e Doutora pela Universidade Autônoma de Barcelona. Dirige projetos de pesquisa sobre temas de inovações educacionais, currículo e formação de professores em ciências sociais no Instituto de Geografia (UBA). Como professora visitante, ministrou diversos cursos e seminários em diversas universidades do país e em instituições de ensino nacionais e estrangeiras. A nível profissional, coordenou a Área Curricular de Ciências Sociais do Ministério da Educação Nacional e o Grupo de Trabalho sobre o Ensino de História e Geografia, no Mercosul Educacional / Direção Nacional de Cooperação Internacional / Ministério da Educação da Nação. Atualmente é Coordenadora da Área de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola de Formação de Professores da CABA, publica livros, artigos e apresentações sobre temas de sua especialidade e manuais, livros didáticos e materiais para o ensino de Geografia nos diferentes níveis de ensino, além de diversas contribuições voltadas para a divulgação da Geografia e das ciências sociais. Membro dos comitês científicos de várias revistas latino-americanas da especialidade.

Endereço profissional: Puan 480, C1420 CABA, Argentina

E-mail: victoriafcaso@yahoo.com.ar

Published

2022-05-27

How to Cite

Gurevich, R. E., & Fernández Caso, M. V. . (2022). THE PRODUCTION OF PARTICIPATORY AND PLURAL KNOWLEDGE ABOUT THE TEACHING OF GEOGRAPHY. THE EXPERIENCE OF THE INDEGEO PROGRAM. Revista Signos Geográficos, 4, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v4.72203

Issue

Section

Artigos