PENSAR A DOCÊNCIA É PENSAR A NOSSA EXISTÊNCIA: DÚVIDAS E CONTRASTES NA EXPECTATIVA DE CARREIRA DOCENTE DE FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
ensino de Geografia, carreira docente, condições de trabalho, precarização profissionalResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os relatos de professores, recém-formados ou perto de receberem o título de licenciado, no que tange às suas expectativas sobre a docência e as ponderações que fazem sobre suas trajetórias profissionais diante do atual cenário da profissão e considerando as condições de trabalho. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica, a fim de trazer elementos que evidenciam a precariedade presente em questões, como remuneração, atratividade da carreira docente, carga horária intensificada, entre outros elementos. Um paralelo com o filme O Substituto, que aborda a realidade de um professor, foi trazido, para compor e para estimular as reflexões sobre o cotidiano docente. Como metodologia, utilizou-se de narrativas, nas quais foram trazidos relatos dos sujeitos da pesquisa. Como resultados, elencam-se e se analisam as preocupações, por parte dos sujeitos, por uma remuneração e por uma carga horária adequadas, bem como pela compreensão de que as demandas subjetivas reforçam a urgência pela valorização profissional e por melhores condições de trabalho.