AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE CAMPO MAIOR/PI: NORMATIVAS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Palavras-chave:
ensino de Geografia, sistemática avaliativa, prática docenteResumo
Os debates relacionados ao Ensino de Geografia têm se intensificado ao longo dos anos com o desencadeamento de reflexões sobre os processos que envolvem a estrutura do ensino-aprendizagem-avaliação em Geografia. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a avaliação na perspectiva do ensino de Geografia, fundamentada em parâmetros da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, a partir das práticas de docentes em Escolas de Tempo Integral de Campo Maior/PI. Frente a esses pressupostos, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa em caráter de análise exploratória mediante a realização de revisão de literatura sobre a temática, tais como: Libâneo (1994); Luckesi (2003, 2011); Hoffmann (2008); Rabelo (2010); Silva (2014), entre outros. Além disso, foram realizados levantamentos e sistematização de informações por meio de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com docentes, categorização e análise dos dados coletados. Os resultados da pesquisa indicam que os (as) docentes entrevistados (as) entendem a avaliação como um instrumento educacional que deve se desenvolver em uma perspectiva processual e que os mesmos têm se proposto a dinamizar os instrumentos avaliativos em suas práticas. Quanto à Sistemática Avaliativa SEDUC/PI, a pesquisa identificou que há fragilidade em auxiliar o processo avaliativo nas singularidades de cada componente curricular e, em específico, da Geografia. Conclui-se que os (as) docentes entendem a avaliação numa perspectiva progressista, mas suas práticas continuam permeadas por aspectos tradicionais, reforçados pela Sistemática Avaliativa SEDUC/PI, que valoriza, dentro de sua proposta, a aferição de resultados.