COMPREENDENDO O USO DOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO CARTOGRÁFICO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO: UMA ANÁLISE NA ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ ADELINO DANTAS, EM CAICÓ/RN
Palavras-chave:
ensino de Geografia, Cartografia, Livro Didático, semiárido, CaicóResumo
No processo de formação geográfica do discente da Educação Básica, a utilização de recursos didáticos alusivos à aprendizagem cartográfica auxilia nos processos de localização e compreensão espacial, com o Livro Didático sendo um importante instrumento didático neste processo. Assim, o presente artigo realizou uma análise acerca da abordagem do conteúdo cartográfico nos livros didáticos de Geografia utilizados em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, localizado no bairro Walfredo Gurgel, área periférica da cidade de Caicó/RN, no Semiárido nordestino. Desta forma, realizou-se a análise dos livros “Tempo de Geografia”, organizado por Jurandyr Ross e Axé Silva, em 2019, e “Geografia Crítica”, escrito por José Willian Vessentini e Vânia Vlach, em 1995, utilizados pelas turmas acima citadas para as discussões cartográficas. Assim, a partir da realização desta análise acerca dos livros didáticos destacados, ficou evidente a importância do referido material didático para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que nas instituições de ensino com menor acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação, como é o caso da referida Escola, situada numa área periférica de uma cidade do semiárido nordestino, a utilização do Livro Didático possui grande relevância, servindo, portanto, como importante instrumento didático para a compreensão espacial do discente do Ensino Fundamental, advinda da linguagem cartográfica.