A leitura do mundo na Educação Infantil: contribuições geográficas
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.78968Parole chiave:
Educação infantil, Geografia da infância, InfânciasAbstract
O texto aborda a possibilidade de bebês e crianças pequenas realizarem a leitura do mundo pensada por Paulo Freire. Uma reflexão que considera que os espaços interferem nos modos de viver a infância. Em uma articulação entre Pedagogia e Geografia, utilizamos Freire (1989), Lopes (2018, 2021) e Callai (2005), além de outros autores que discorrem sobre as manifestações infantis, sobre suas interações com o mundo e suas maneiras de produzir seus espaços de vivência, levando em conta, as experiências próprias da prática em instituições de Educação Infantil. A partir desse diálogo, consideramos significativas as contribuições da Geografia para a etapa da Educação Infantil, tanto para o cotidiano nas instituições quanto para os currículos, aprimorando a leitura do mundo de bebês e crianças pequenas, considerando esses sujeitos como históricos e sociais, que produzem e reproduzem suas culturas.