A leitura do mundo na Educação Infantil: contribuições geográficas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v6.78968

Mots-clés :

Educação infantil, Geografia da infância, Infâncias

Résumé

O texto aborda a possibilidade de bebês e crianças pequenas realizarem a leitura do mundo pensada por Paulo Freire. Uma reflexão que considera que os espaços interferem nos modos de viver a infância. Em uma articulação entre Pedagogia e Geografia, utilizamos Freire (1989), Lopes (2018, 2021) e Callai (2005), além de outros autores que discorrem sobre as manifestações infantis, sobre suas interações com o mundo e suas maneiras de produzir seus espaços de vivência, levando em conta, as experiências próprias da prática em instituições de Educação Infantil. A partir desse diálogo, consideramos significativas as contribuições da Geografia para a etapa da Educação Infantil, tanto para o cotidiano nas instituições quanto para os currículos, aprimorando a leitura do mundo de bebês e crianças pequenas, considerando esses sujeitos como históricos e sociais, que produzem e reproduzem suas culturas.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Luiza de Souza , Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil, marialuizauffs@gmail.com

Professora da Educação Infantil na Escola Básica Municipal Vila Rica, em Chapecó-SC.  Mestranda em Geografia/PPGGeo na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó/Erechim, SC/RS, Brasil. Pedagoga pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Membro do Grupo de Estudos Territoriar, da Secretaria de Educação de Chapecó. Pesquisa os temas: cidadania infantil, direito à cidade, educação na infância.

Endereço profissional: EBM. Vila Nova, S/N-Vila Rica, Chapecó- SC- Brasil.

Email: marialuizauffs@gmail.com

Helena Copetti Callai , Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil, copetti.callai@gmail.com

Graduação em Estudos Sociais (FAFI/FIDENE) e Geografia pela Universidade Regional do Estado do Rio Grande do SUL (UNIJUI). Possui Mestrado e Doutorado em Geografia pela USP- SP; Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Madrid (UAM) - Espanha. Professora titular aposentada na UNIJUI. Professora e orientadora no mestrado em Geografia do PPGGeo/UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó- SC- Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologia e Ensino de Geografia e Ciências Sociais-EMGEOCS. Autora de livros e artigos sobre Educação Geográfica e Formação de Professores. Pesquisa e orienta sobre Ensino de Geografia e Estudos Sociais, Cidade, Cidadania, Epistemologia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq Nível 1 D.

Email: copetti.callai@gmail.com

Publié-e

2024-05-14

Comment citer

de Souza , M. L., & Copetti Callai , H. (2024). A leitura do mundo na Educação Infantil: contribuições geográficas. Revista Signos Geográficos, 6, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v6.78968

Numéro

Rubrique

Artigos