Formação econômica e social brasileira no ensino de Geografia: implementação do novo Ensino Médio na Escola Militar Tiradentes em Mato Grosso

Autori

  • Jalme Santana de Figueiredo Junior Secretaria Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso, Varzea Grande, Mato Grosso, Brasil, prof.jalmejunior@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0811-6617

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.78026

Parole chiave:

escolas militares, Geografia, Ensino Médio, Mato Grosso

Abstract

A implementação do Novo Ensino Médio em Mato Grosso representou mudanças significativas na oferta educacional da rede de ensino público de modo geral. A organização dos componentes curriculares em Base Geral, Itinerários Formativos (Trilhas de Aprofundamento, Eletivas e Projeto de Vida) impactaram diretamente nos conceitos e categorias da Geografia que são trabalhadas no Ensino Médio. Esse trabalho resulta de uma problemática de pesquisa na qual se busca compreender o lugar da Geografia dentro de um projeto de ampliação de escolas militares e da implementação do Novo Ensino Médio em Mato Grosso. Para tanto, foram submetidos à análise o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT) Etapa Ensino Médio, articulado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses documentos orientam o trabalho docente a partir de competências e habilidades a partir de eixos de aprendizagem que perpassam pelo conhecimento científico, processos criativos, intervenção sociocultural e empreendedorismo. 

Biografia autore

Jalme Santana de Figueiredo Junior, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso, Varzea Grande, Mato Grosso, Brasil, prof.jalmejunior@gmail.com

Mestre em Geografia e graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão. Professor de Geografia efetivo na Secretaria de Estado de Educaçao de Mato Grosso (SEDUC), atualmente Diretor na Escola Estadual José Leite de Moraes.

Endereço Profissional: Av. Senador Vicente Vuolo, s/n, Bairro Cristo Rei em Várea Grande-MT

CEP: 78118-081

Email: prof.jalmejunior@gmail.com

Pubblicato

2024-10-11

Come citare

Figueiredo Junior, J. S. de. (2024). Formação econômica e social brasileira no ensino de Geografia: implementação do novo Ensino Médio na Escola Militar Tiradentes em Mato Grosso. Revista Signos Geográficos, 6, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v6.78026

Fascicolo

Sezione

Artigos