Formação econômica e social brasileira no ensino de Geografia: implementação do novo Ensino Médio na Escola Militar Tiradentes em Mato Grosso
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v6.78026Mots-clés :
escolas militares, Geografia, Ensino Médio, Mato GrossoRésumé
A implementação do Novo Ensino Médio em Mato Grosso representou mudanças significativas na oferta educacional da rede de ensino público de modo geral. A organização dos componentes curriculares em Base Geral, Itinerários Formativos (Trilhas de Aprofundamento, Eletivas e Projeto de Vida) impactaram diretamente nos conceitos e categorias da Geografia que são trabalhadas no Ensino Médio. Esse trabalho resulta de uma problemática de pesquisa na qual se busca compreender o lugar da Geografia dentro de um projeto de ampliação de escolas militares e da implementação do Novo Ensino Médio em Mato Grosso. Para tanto, foram submetidos à análise o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT) Etapa Ensino Médio, articulado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses documentos orientam o trabalho docente a partir de competências e habilidades a partir de eixos de aprendizagem que perpassam pelo conhecimento científico, processos criativos, intervenção sociocultural e empreendedorismo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Signos Geográficos 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.