Fontes pedagógicas da realidade: a Geografia no Currículo Regional da Amosc

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.77950

Parole chiave:

fontes pedagógicas da realidade, cotidiano, educação geográfica, documento de política curricular

Abstract

No presente artigo apresento os resultados obtidos e as inquietações de uma pesquisa realizada para a dissertação de Mestrado com o tema sobre as Fontes Pedagógicas da Realidade – FPR – e Currículo Regional da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina – CR Amosc. Esta teve como objetivo geral compreender a importância do Currículo Regional da Amosc e das FPR como caminhos para potencializar a educação geográfica escolar. Para o embasamento teórico utilizei autores da área da Geografia e da educação. Os métodos empregados na pesquisa tiveram base na Hermenêutica-Dialógica, no movimento da Pesquisa Qualitativa, entrelaçando os estudos bibliográficos, documental e empírico, garantindo a análise textual discursiva para interpretar a produção dos professores. Por fim, constatei que as FPR estão articuladas ao CR da Amosc por meio dos planejamentos dos professores e que ainda existem algumas rupturas nos conceitos de realidade e cotidiano que são caros para a educação geográfica. Atribuo, neste artigo, a metáfora de Gaston Bachelard – “A Metáfora da Casa” (2003) –, referenciando nos componentes da pesquisa a estrutura da casa, para que possamos compreender as articulações entre FPR, CR e educação geográfica.

 

 

Biografia autore

Sabhrina Lya Pezenatto Piazza Frigeri, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. ninafrigeri@gmail.com

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Participante do grupo de pesquisa: Espaço, tempo e educação em pesquisa. Possui Pós -graduação Lato Sensu em Educação, Diversidade e Cidadania, graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001).

Endereço Profissional: Rodovia SC 484 - Km 02, Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina,

CEP: 89815-899, Chapecó, SC - Brasil

E-mail: ninafrigeri@gmail.com

Pubblicato

2023-12-21

Come citare

Pezenatto Piazza Frigeri, S. L. (2023). Fontes pedagógicas da realidade: a Geografia no Currículo Regional da Amosc. Revista Signos Geográficos, 5, 1–16. https://doi.org/10.5216/signos.v5.77950

Fascicolo

Sezione

Artigos