A educação em solos na Geografia escolar: uma experiência pedagógica com o uso de geotintas no 6º ano
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v5.77858Parole chiave:
educação em solos, ensino de Geografia, paisagem, proposta didático-pedagógicaAbstract
A história do surgimento de tintas naturais (tinta de terra) está registrada em cavernas do período paleolítico. Protegidas da ação do tempo, as imagens criadas utilizando tintas naturais e retratando um pouco do cotidiano dos humanos daquela época conservaram-se até os dias atuais. Hoje, as tintas elaboradas com os solos servem para diversas funções, entre elas, a pedagógica, visto que se torna importante pensar em possibilidades para abordar a temática dos solos na Geografia Escolar. Partindo da contextualização posta, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didático-pedagógica com o uso de tintas do solo na Geografia Escolar como forma de fomentar a importância da abordagem pedológica e promover a popularização da Educação em Solos na escola. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza empírica e qualitativa, tendo como modalidade principal o relato de experiência. A atividade foi desenvolvida com os 27 estudantes da turma do 6º ano da Escola Municipal Tiradentes, localizada em Campina Grande-PB, durante a pesquisa de mestrado do autor ao longo do 2º bimestre letivo de 2022, entre abril e junho. Como resultado, constatou-se o entusiasmo e o despertar para o processo de construção do conhecimento dos estudantes envolvidos na atividade proposta. As diferentes paisagens naturais e artificias produzidas nas telas pelos participantes os fizeram refletir sobre diversos meios geográficos, indo além da linguagem verbal e conceitual. No mais, destaca-se a importância de pensar em estratégias didático-pedagógicas a serem desenvolvidas sobre a temática dos solos, em razão de esse conteúdo muitas vezes aparecer de forma resumida nos livros didáticos de Geografia.