A educação em solos na Geografia escolar: uma experiência pedagógica com o uso de geotintas no 6º ano

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.77858

Parole chiave:

educação em solos, ensino de Geografia, paisagem, proposta didático-pedagógica

Abstract

A história do surgimento de tintas naturais (tinta de terra) está registrada em cavernas do período paleolítico. Protegidas da ação do tempo, as imagens criadas utilizando tintas naturais e retratando um pouco do cotidiano dos humanos daquela época conservaram-se até os dias atuais. Hoje, as tintas elaboradas com os solos servem para diversas funções, entre elas, a pedagógica, visto que se torna importante pensar em possibilidades para abordar a temática dos solos na Geografia Escolar. Partindo da contextualização posta, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didático-pedagógica com o uso de tintas do solo na Geografia Escolar como forma de fomentar a importância da abordagem pedológica e promover a popularização da Educação em Solos na escola. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza empírica e qualitativa, tendo como modalidade principal o relato de experiência. A atividade foi desenvolvida com os 27 estudantes da turma do 6º ano da Escola Municipal Tiradentes, localizada em Campina Grande-PB, durante a pesquisa de mestrado do autor ao longo do 2º bimestre letivo de 2022, entre abril e junho. Como resultado, constatou-se o entusiasmo e o despertar para o processo de construção do conhecimento dos estudantes envolvidos na atividade proposta. As diferentes paisagens naturais e artificias produzidas nas telas pelos participantes os fizeram refletir sobre diversos meios geográficos, indo além da linguagem verbal e conceitual. No mais, destaca-se a importância de pensar em estratégias didático-pedagógicas a serem desenvolvidas sobre a temática dos solos, em razão de esse conteúdo muitas vezes aparecer de forma resumida nos livros didáticos de Geografia.

Biografia autore

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, anderson.felipe@unesp.br

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Doutorando em Geografia pela mesma instituição.

Endereço profissional: Rua: Vila Santa Helena. CEP: 19060900, Presidente Prudente, São Paulo/SP

E-mail: anderson.felipe@unesp.br

Pubblicato

2023-12-19

Come citare

Leite dos Santos, A. F. (2023). A educação em solos na Geografia escolar: uma experiência pedagógica com o uso de geotintas no 6º ano. Revista Signos Geográficos, 5, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v5.77858

Fascicolo

Sezione

Artigos