A geopolítica na constituição do conhecimento geográfico escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v5.77836Parole chiave:
território, atualidades, escala, currículoAbstract
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a geopolítica no contexto do ensino de Geografia. Metodologicamente, dialogamos com os pressupostos da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), a partir dos quais interpretamos entrevistas realizadas com professores de Geografia da educação básica de diferentes segmentos e instituições e relacionamos com a bibliografia referente às nossas discussões. Chegamos à noção de que há articulações que são responsáveis por manter as disciplinas escolares nos currículos. No caso da Geografia Escolar, a identificação com a geopolítica, sobretudo em uma relação de contiguidade com os conteúdos de “atualidades”, cumpre esse papel, reafirmando a relevância educacional dessa disciplina escolar. Concluímos que o conceito de território emerge como o grande organizador da construção do conhecimento geográfico escolar a partir dos conteúdos de geopolítica. Neste sentido, as noções escalares igualmente se tornam pertinentes no ensino de Geografia, no qual a relação entre o local e o global é constantemente mobilizada como o grande demarcador da possibilidade de compreensão da realidade social.