A geopolítica na constituição do conhecimento geográfico escolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v5.77836

Mots-clés :

território, atualidades, escala, currículo

Résumé

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a geopolítica no contexto do ensino de Geografia. Metodologicamente, dialogamos com os pressupostos da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), a partir dos quais interpretamos entrevistas realizadas com professores de Geografia da educação básica de diferentes segmentos e instituições e relacionamos com a bibliografia referente às nossas discussões. Chegamos à noção de que há articulações que são responsáveis por manter as disciplinas escolares nos currículos. No caso da Geografia Escolar, a identificação com a geopolítica, sobretudo em uma relação de contiguidade com os conteúdos de “atualidades”, cumpre esse papel, reafirmando a relevância educacional dessa disciplina escolar. Concluímos que o conceito de território emerge como o grande organizador da construção do conhecimento geográfico escolar a partir dos conteúdos de geopolítica. Neste sentido, as noções escalares igualmente se tornam pertinentes no ensino de Geografia, no qual a relação entre o local e o global é constantemente mobilizada como o grande demarcador da possibilidade de compreensão da realidade social.

Biographie de l'auteur-e

Jéssica da Silva Rodrigues Cecim, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, jessica.cecim@ufg.br

Atualmente é professora no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando no Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

Endereço Profissional: Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Campus Samambaia – UFG.

CEP: 74690-900, Goiânia, GO/Brasil

Email: jcecim@gmail.com

Publié-e

2023-12-29

Comment citer

da Silva Rodrigues Cecim, J. (2023). A geopolítica na constituição do conhecimento geográfico escolar. Revista Signos Geográficos, 5, 1–18. https://doi.org/10.5216/signos.v5.77836

Numéro

Rubrique

Artigos