Descolonizar o currículo da Geografia na escola: o olhar a partir da Educação de Jovens e Adultos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.75656

Parole chiave:

ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, educação antirracista, Ciências Humanas, currículo

Abstract

Este artigo apresenta uma discussão atual sobre currículo na Geografia escolar, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA), orientado pela perspectiva de uma educação interdisciplinar, interseccional, antirracista e decolonial, que procura apresentar e valorizar diferentes formas de olhar para o mundo. Trazemos a experiência, desenvolvida em 2021, nas turmas de Ensino Fundamental e Médio da EJA no Bloco de Ciências Humanas no Colégio de Aplicação/UFRGS. O currículo proposto está ancorado em conceitos estruturantes que orientam as áreas do conhecimento, no sentido de definir os conteúdos e os objetivos específicos que serão abordados. Neste sentido, o pensamento geográfico está sendo desenvolvido por meio de temas e de conceitos, que falam das realidades próximas dos(as) estudantes, o que também permite a compreensão das conexões entre as relações espaciais nas diferentes escalas. Esta proposta foi desenvolvida no contexto do Ensino Remoto Emergencial, a partir de estudos dirigidos discutidos em aulas síncronas com os estudantes. Nestes momentos, foi possível observar que os argumentos trazidos por eles(elas) se mostraram mais aprofundados, no que se refere ao desenvolvimento das ideias e às conexões entre elas. Foi perceptível a mudança na conduta destes(as) estudantes que, com o tempo, apresentavam-se cada vez mais participativos(as) e confiantes nas suas colocações.

Biografie autore

Maira Suertegaray Rossato, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, mairasuerte@gmail.com

Professora Titular do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS

Endereço Profissional: Rua Vieira de Castro, 334, apto. 201. CEP: 90040-320, Porto Alegre/RS.

E-mail: mairasuerte@gmail.com

Thiago Dias Luerce, Colégio Farroupilha, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, luerce.t@gmail.com

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é auxiliar de ensino no Colégio Farroupilha.

Endereço Profissional: Rua Dona Ondina 51, apto. 302. CEP: 90850-020, Porto Alegre/RS

E-mail: luerce.t@gmail.com

Carolina Bernardes Rollsing, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, carolinarollsing@gmail.com

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Endereço Profissional: Av. dos Industriários 206, bairro Passo Da Areia.

CEP: 90520400, Porto Alegre/RS.

E-mail: carolinarollsing@gmail.com

Pubblicato

2023-10-11

Come citare

Suertegaray Rossato, M., Dias Luerce, T., & Bernardes Rollsing, C. (2023). Descolonizar o currículo da Geografia na escola: o olhar a partir da Educação de Jovens e Adultos. Revista Signos Geográficos, 5, 1–23. https://doi.org/10.5216/signos.v5.75656

Fascicolo

Sezione

Artigos