Descolonizar o currículo da Geografia na escola: o olhar a partir da Educação de Jovens e Adultos
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v5.75656Mots-clés :
ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, educação antirracista, Ciências Humanas, currículoRésumé
Este artigo apresenta uma discussão atual sobre currículo na Geografia escolar, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA), orientado pela perspectiva de uma educação interdisciplinar, interseccional, antirracista e decolonial, que procura apresentar e valorizar diferentes formas de olhar para o mundo. Trazemos a experiência, desenvolvida em 2021, nas turmas de Ensino Fundamental e Médio da EJA no Bloco de Ciências Humanas no Colégio de Aplicação/UFRGS. O currículo proposto está ancorado em conceitos estruturantes que orientam as áreas do conhecimento, no sentido de definir os conteúdos e os objetivos específicos que serão abordados. Neste sentido, o pensamento geográfico está sendo desenvolvido por meio de temas e de conceitos, que falam das realidades próximas dos(as) estudantes, o que também permite a compreensão das conexões entre as relações espaciais nas diferentes escalas. Esta proposta foi desenvolvida no contexto do Ensino Remoto Emergencial, a partir de estudos dirigidos discutidos em aulas síncronas com os estudantes. Nestes momentos, foi possível observar que os argumentos trazidos por eles(elas) se mostraram mais aprofundados, no que se refere ao desenvolvimento das ideias e às conexões entre elas. Foi perceptível a mudança na conduta destes(as) estudantes que, com o tempo, apresentavam-se cada vez mais participativos(as) e confiantes nas suas colocações.