O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A FORMAÇÃO PELO ENSINO ESCOLAR
Parole chiave:
Ensino de Geografia, Formação Humana, Educação EscolarAbstract
Este artigo dirige-se a apresentação de uma reflexão teórica decorrente das pesquisas e estudos desenvolvidos ao longo dos anos pelo RETLEE – Grupo de Estudos e Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas, da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Destina-se a apresentar apontamentos sobre como o ensino dos conhecimentos geográficos que implicam na formação humana, decorrente, sobretudo, deste processo, pouco evidente e valorizado na prática do professor de Geografia. Este texto traz uma reflexão sobre a atuação dos professores que ensinam Geografia e as possíveis consequências para este campo de conhecimento. Discute a relação existente entre o domínio dos signos e dos conceitos geográficos para o desenvolvimento humano e ação cidadã, a partir de Santos (2009, 2012), Duarte (2000, 2004), Vigotski (2009, 2001) e Leontiev (1978). Conclui-se que a formação em Geografia é uma formação para a cidadania e, portanto, humanizadora e ao evidenciar os conceitos garante a formação inicial da criança, tanto do pensamento teórico, como da prática cidadã.