O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A FORMAÇÃO PELO ENSINO ESCOLAR

Autori

Parole chiave:

Ensino de Geografia, Formação Humana, Educação Escolar

Abstract

Este artigo dirige-se a apresentação de uma reflexão teórica decorrente das pesquisas e estudos desenvolvidos ao longo dos anos pelo RETLEE – Grupo de Estudos e Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas, da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Destina-se a apresentar apontamentos sobre como o ensino dos conhecimentos geográficos que implicam na formação humana, decorrente, sobretudo, deste processo, pouco evidente e valorizado na prática do professor de Geografia. Este texto traz uma reflexão sobre a atuação dos professores que ensinam Geografia e as possíveis consequências para este campo de conhecimento.  Discute a relação existente entre o domínio dos signos e dos conceitos geográficos para o desenvolvimento humano e ação cidadã, a partir de Santos (2009, 2012), Duarte (2000, 2004), Vigotski (2009, 2001) e Leontiev (1978). Conclui-se que a formação em Geografia é uma formação para a cidadania e, portanto, humanizadora e ao evidenciar os conceitos garante a formação inicial da criança, tanto do pensamento teórico, como da prática cidadã.

Biografie autore

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Doutora em Geografia, pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, linha de Educação e Ensino de Geografia, da Unioeste/Francisco Beltrão, Mestre em Educação (2009), pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste/Cascavel. Com especialização em Fundamentos da Educação (2003) e graduada em Pedagogia (2000), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuou como professora educação básica, anos iniciais; pedagoga da UTFPR, Campus Dois Vizinhos e Francisco Beltrão; Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste; Assessora Pedagógica do Campus de Francisco Beltrão. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Unioeste/Francisco Beltrão. Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação - GESTE; Educação Superior, formação e trabalho docente - GESFORT; e Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - RETLEE - Unioeste-Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Educação: docência, coordenação, assessoria pedagógica, formação continuada de docentes na educação básica e educação superior. Pesquisa os seguintes temas: ensino de Geografia, teoria do currículo, formação de professores, formação do pedagogo para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental e atuação do docente da Educação superior.

Mafalda Nesi Francischett, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de Ciências e Letras de Francisco Beltrão (1990). Mestrado em Educação pela Universidade Centro Oeste do PR e Universidade de Campinas (1997). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2008. Pós-doutorado em Geografia pela Unicamp no ano de 2009. Professora Associado - nível C, desde março de 2015 (Portaria Nº1496/2015-GRE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Experiência na pesquisa, ensino e extensão em Geografia, com ênfase em: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, Livro Didático, educação tecnológica, com principais temáticas voltadas para: representação-linguagem-ensino. Projetos em Ensino de Geografia. Professora pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia. Professora pesquisadora e orientadora da linha Educação e formação de professores no Mestrado em Educação. Orientadora da Linha Educação e ensino de Geografia. Orientadora de Estágio Supervisionado em Geografia desde 2001. Coordenadora de projeto PIBID de 2012- 2014; colaboradora do projeto PIBID de 2014-2016. Líder do Grupo e Laboratório de Pesquisa RETLEE desde 2002. Pesquisadora do grupo GPEG e do Grupo de Cartografia Escolar. Professora pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, na Unioeste - Francisco Beltrão/PR. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica de Geografia na Unioeste/FB/ 2018-2019. Coordenadora do Projeto Nós Propomos! Unioeste/FB desde 2017.

Pubblicato

2021-01-13

Come citare

Schossler Sbardelotto, V., & Nesi Francischett, M. (2021). O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A FORMAÇÃO PELO ENSINO ESCOLAR. Revista Signos Geográficos, 2, 1–16. Recuperato da https://revistas.ufg.br/signos/article/view/64964

Fascicolo

Sezione

Artigos