THE GEOGRAPHICAL KNOWLEDGE AND THE FORMATION BY SCHOOL EDUCATION

Authors

Keywords:

Geography teaching, human formation, school education

Abstract

This article speaks to presentation of a theoretical reflection resulting of the researches and studies developed over the years by RETLEE - Research Laboratory Representations, Spaces, Times and Languages in Educative Experiences, of UNIOESTE, Francisco Beltrão campus. Aim at presents notes about how the geographical knowledge teaching involve in a human formation, resulting, mainly, this process, little evidenced and valued in Geography teacher practice. This text brings a reflection about the teachers acting that teach Geography and the possible consequences to this field of knowledge. Point the relationship between the signs field and geographic concepts to the human development and citizen action at the world, as of Santos (2009, 2012), Duarte (2000, 2004), Vigotski (2009, 2001), Leontiev (1978). Conclude with the study that Geography formation is a formation to the citizen and, therefore, humanizing. Highlight that the Geography concepts are important to ensure the child initial formation, as a theoretical thinking, as to citizen.

Author Biographies

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Doutora em Geografia, pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, linha de Educação e Ensino de Geografia, da Unioeste/Francisco Beltrão, Mestre em Educação (2009), pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste/Cascavel. Com especialização em Fundamentos da Educação (2003) e graduada em Pedagogia (2000), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuou como professora educação básica, anos iniciais; pedagoga da UTFPR, Campus Dois Vizinhos e Francisco Beltrão; Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste; Assessora Pedagógica do Campus de Francisco Beltrão. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Unioeste/Francisco Beltrão. Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação - GESTE; Educação Superior, formação e trabalho docente - GESFORT; e Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - RETLEE - Unioeste-Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Educação: docência, coordenação, assessoria pedagógica, formação continuada de docentes na educação básica e educação superior. Pesquisa os seguintes temas: ensino de Geografia, teoria do currículo, formação de professores, formação do pedagogo para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental e atuação do docente da Educação superior.

Mafalda Nesi Francischett, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de Ciências e Letras de Francisco Beltrão (1990). Mestrado em Educação pela Universidade Centro Oeste do PR e Universidade de Campinas (1997). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2008. Pós-doutorado em Geografia pela Unicamp no ano de 2009. Professora Associado - nível C, desde março de 2015 (Portaria Nº1496/2015-GRE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Experiência na pesquisa, ensino e extensão em Geografia, com ênfase em: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, Livro Didático, educação tecnológica, com principais temáticas voltadas para: representação-linguagem-ensino. Projetos em Ensino de Geografia. Professora pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia. Professora pesquisadora e orientadora da linha Educação e formação de professores no Mestrado em Educação. Orientadora da Linha Educação e ensino de Geografia. Orientadora de Estágio Supervisionado em Geografia desde 2001. Coordenadora de projeto PIBID de 2012- 2014; colaboradora do projeto PIBID de 2014-2016. Líder do Grupo e Laboratório de Pesquisa RETLEE desde 2002. Pesquisadora do grupo GPEG e do Grupo de Cartografia Escolar. Professora pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, na Unioeste - Francisco Beltrão/PR. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica de Geografia na Unioeste/FB/ 2018-2019. Coordenadora do Projeto Nós Propomos! Unioeste/FB desde 2017.

Published

2021-01-13

How to Cite

Schossler Sbardelotto, V., & Nesi Francischett, M. (2021). THE GEOGRAPHICAL KNOWLEDGE AND THE FORMATION BY SCHOOL EDUCATION. Revista Signos Geográficos, 2, 1–16. Retrieved from https://revistas.ufg.br/signos/article/view/64964

Issue

Section

Artigos