O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A FORMAÇÃO PELO ENSINO ESCOLAR

Auteurs-es

Mots-clés :

Ensino de Geografia, Formação Humana, Educação Escolar

Résumé

Este artigo dirige-se a apresentação de uma reflexão teórica decorrente das pesquisas e estudos desenvolvidos ao longo dos anos pelo RETLEE – Grupo de Estudos e Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas, da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Destina-se a apresentar apontamentos sobre como o ensino dos conhecimentos geográficos que implicam na formação humana, decorrente, sobretudo, deste processo, pouco evidente e valorizado na prática do professor de Geografia. Este texto traz uma reflexão sobre a atuação dos professores que ensinam Geografia e as possíveis consequências para este campo de conhecimento.  Discute a relação existente entre o domínio dos signos e dos conceitos geográficos para o desenvolvimento humano e ação cidadã, a partir de Santos (2009, 2012), Duarte (2000, 2004), Vigotski (2009, 2001) e Leontiev (1978). Conclui-se que a formação em Geografia é uma formação para a cidadania e, portanto, humanizadora e ao evidenciar os conceitos garante a formação inicial da criança, tanto do pensamento teórico, como da prática cidadã.

Bibliographies de l'auteur-e

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Doutora em Geografia, pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, linha de Educação e Ensino de Geografia, da Unioeste/Francisco Beltrão, Mestre em Educação (2009), pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste/Cascavel. Com especialização em Fundamentos da Educação (2003) e graduada em Pedagogia (2000), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuou como professora educação básica, anos iniciais; pedagoga da UTFPR, Campus Dois Vizinhos e Francisco Beltrão; Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste; Assessora Pedagógica do Campus de Francisco Beltrão. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Unioeste/Francisco Beltrão. Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação - GESTE; Educação Superior, formação e trabalho docente - GESFORT; e Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - RETLEE - Unioeste-Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Educação: docência, coordenação, assessoria pedagógica, formação continuada de docentes na educação básica e educação superior. Pesquisa os seguintes temas: ensino de Geografia, teoria do currículo, formação de professores, formação do pedagogo para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental e atuação do docente da Educação superior.

Mafalda Nesi Francischett, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de Ciências e Letras de Francisco Beltrão (1990). Mestrado em Educação pela Universidade Centro Oeste do PR e Universidade de Campinas (1997). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2008. Pós-doutorado em Geografia pela Unicamp no ano de 2009. Professora Associado - nível C, desde março de 2015 (Portaria Nº1496/2015-GRE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Experiência na pesquisa, ensino e extensão em Geografia, com ênfase em: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, Livro Didático, educação tecnológica, com principais temáticas voltadas para: representação-linguagem-ensino. Projetos em Ensino de Geografia. Professora pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia. Professora pesquisadora e orientadora da linha Educação e formação de professores no Mestrado em Educação. Orientadora da Linha Educação e ensino de Geografia. Orientadora de Estágio Supervisionado em Geografia desde 2001. Coordenadora de projeto PIBID de 2012- 2014; colaboradora do projeto PIBID de 2014-2016. Líder do Grupo e Laboratório de Pesquisa RETLEE desde 2002. Pesquisadora do grupo GPEG e do Grupo de Cartografia Escolar. Professora pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, na Unioeste - Francisco Beltrão/PR. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica de Geografia na Unioeste/FB/ 2018-2019. Coordenadora do Projeto Nós Propomos! Unioeste/FB desde 2017.

Publié-e

2021-01-13

Comment citer

Schossler Sbardelotto, V., & Nesi Francischett, M. (2021). O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A FORMAÇÃO PELO ENSINO ESCOLAR. Revista Signos Geográficos, 2, 1–16. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/64964

Numéro

Rubrique

Artigos