EL CONOCIMIENTO GEOGRAFICO Y LA FORMACIÓN POR LA ENZEÑANZA ESCOLAR

Autores/as

Palabras clave:

enzeñanza de Geografia, formación humana, educación escolar

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión teórica resultante de las investigaciones y estudios desarrollados a lo largo de los años por el Grupos de Estudio e Investigación RETLEE - Representaciones, espacios, tiempos y lenguajes en las experiencias educativas, Unioeste, Campus Francisco Beltrão. Pretende presentar apuntes sobre cómo la enseñanza del conocimiento geográfico implican en la formación humana, resultante, sobre todo, del acto de la enseñanza, poco evidente y valorada en la práctica del docente de Geografía.  Aporta una reflexión sobre el rol de los profesores que enseñan Geografía y las posibles consecuencias para el campo del conocimiento.  Señala la relación entre el dominio de signos y conceptos geográficos para el desarrollo humano y la acción ciudadana en el mundo, desde Santos (2009, 2012), Duarte (2000, 2004), Vigotski (2009, 2001), Leontiev (1978).   Se concluye con el estudio que la formación en Geografía es una formación para la ciudadanía y, por tanto, humanizadora. Evidencia que los conceptos de Geografía son importantes para garantizar la educación inicial del niño, tanto en el pensamiento teórico como en términos de ciudadanía.

Biografía del autor/a

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Doutora em Geografia, pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, linha de Educação e Ensino de Geografia, da Unioeste/Francisco Beltrão, Mestre em Educação (2009), pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste/Cascavel. Com especialização em Fundamentos da Educação (2003) e graduada em Pedagogia (2000), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuou como professora educação básica, anos iniciais; pedagoga da UTFPR, Campus Dois Vizinhos e Francisco Beltrão; Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste; Assessora Pedagógica do Campus de Francisco Beltrão. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Unioeste/Francisco Beltrão. Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação - GESTE; Educação Superior, formação e trabalho docente - GESFORT; e Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - RETLEE - Unioeste-Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Educação: docência, coordenação, assessoria pedagógica, formação continuada de docentes na educação básica e educação superior. Pesquisa os seguintes temas: ensino de Geografia, teoria do currículo, formação de professores, formação do pedagogo para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental e atuação do docente da Educação superior.

Mafalda Nesi Francischett, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de Ciências e Letras de Francisco Beltrão (1990). Mestrado em Educação pela Universidade Centro Oeste do PR e Universidade de Campinas (1997). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2008. Pós-doutorado em Geografia pela Unicamp no ano de 2009. Professora Associado - nível C, desde março de 2015 (Portaria Nº1496/2015-GRE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Experiência na pesquisa, ensino e extensão em Geografia, com ênfase em: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, Livro Didático, educação tecnológica, com principais temáticas voltadas para: representação-linguagem-ensino. Projetos em Ensino de Geografia. Professora pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia. Professora pesquisadora e orientadora da linha Educação e formação de professores no Mestrado em Educação. Orientadora da Linha Educação e ensino de Geografia. Orientadora de Estágio Supervisionado em Geografia desde 2001. Coordenadora de projeto PIBID de 2012- 2014; colaboradora do projeto PIBID de 2014-2016. Líder do Grupo e Laboratório de Pesquisa RETLEE desde 2002. Pesquisadora do grupo GPEG e do Grupo de Cartografia Escolar. Professora pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, na Unioeste - Francisco Beltrão/PR. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica de Geografia na Unioeste/FB/ 2018-2019. Coordenadora do Projeto Nós Propomos! Unioeste/FB desde 2017.

Publicado

2021-01-13

Cómo citar

Schossler Sbardelotto, V., & Nesi Francischett, M. (2021). EL CONOCIMIENTO GEOGRAFICO Y LA FORMACIÓN POR LA ENZEÑANZA ESCOLAR . Revista Signos Geográficos, 2, 1–16. Recuperado a partir de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/64964

Número

Sección

Artigos