PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DANDO FORÇA AO LUGAR E INSTIGANDO A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v4.74486Mots-clés :
arquitetura, preservação, educaçãoRésumé
A salvaguarda do patrimônio arquitetônico torna-se importante para que todos possam usufruir das distintas memórias nele existente, haja vista, que muito dos bens patrimoniais trazem consigo uma expressiva carga de histórias e memórias do passado, proporcionando a transmissão de conhecimento para as futuras gerações. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, o texto reflete a preservação e a educação patrimonial como possibilidades de propiciarem uma educação humana e cidadã nas cidades de forma a instigar nos sujeitos o (re) conhecimento de suas heranças e a preservação da arquitetura patrimonial ainda remanescente. Torna-se evidente que o patrimônio arquitetônico estabelece-se por um conjunto de materialidades que detêm elementos importantes para a história e memória do lugar, sejam elas apresentados pela essência de seu estilo arquitetônico, técnica construtiva, ou até mesmo, acontecimentos que trouxeram um contexto histórico-cultural à edificação. Aliada a seara preservacionista, a educação patrimonial deve estar inserida em todos os espaços que possuam vida levando, desde crianças a idosos, reflexões sobre a importância do binômio preservação e educação, ao configurar-se como uma alternativa eficiente para a salvaguarda do patrimônio arquitetônico, pois é a partir dela, em boa medida, que os indivíduos (re) conhecem e compreendem todo o contexto no qual estão inseridos.