PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DANDO FORÇA AO LUGAR E INSTIGANDO A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v4.74486

Mots-clés :

arquitetura, preservação, educação

Résumé

A salvaguarda do patrimônio arquitetônico torna-se importante para que todos possam usufruir das distintas memórias nele existente, haja vista, que muito dos bens patrimoniais trazem consigo uma expressiva carga de histórias e memórias do passado, proporcionando a transmissão de conhecimento para as futuras gerações. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, o texto reflete a preservação e a educação patrimonial como possibilidades de propiciarem uma educação humana e cidadã nas cidades de forma a instigar nos sujeitos o (re) conhecimento de suas heranças e a preservação da arquitetura patrimonial ainda remanescente. Torna-se evidente que o patrimônio arquitetônico estabelece-se por um conjunto de materialidades que detêm elementos importantes para a história e memória do lugar, sejam elas apresentados pela essência de seu estilo arquitetônico, técnica construtiva, ou até mesmo, acontecimentos que trouxeram um contexto histórico-cultural à edificação. Aliada a seara preservacionista, a educação patrimonial deve estar inserida em todos os espaços que possuam vida levando, desde crianças a idosos, reflexões sobre a importância do binômio preservação e educação, ao configurar-se como uma alternativa eficiente para a salvaguarda do patrimônio arquitetônico, pois é a partir dela, em boa medida, que os indivíduos (re) conhecem e compreendem todo o contexto no qual estão inseridos.

Bibliographies de l'auteur-e

Tarcisio Dorn de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, tarcisio_dorn@hotmail.com

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul com Estágio Pós-Doutoral em Arquitetura e Urbanismo pela Atitus Educação. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação: espaços e possibilidades para educação continuada pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta.

Endereço Profissional: Rua do Comércio, 3000 – Ijuí/RS.

E-mail: tarcisio_dorn@hotmail.com

João Vicente Machado Schmitz, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, joaoschmitz@outlook.com

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Teoria, História, Patrimônio e Crítica. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (2021) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Endereço Profissional: Rua Gomes Carneiro, 1 – Pelotas/RS.

E-mail: joaoschmitz@outlook.com

Luísa Pereira Zamin, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, luisa.zamin@sou.unijui.edu.br

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC da UNIJUÍ e participa do Grupo de pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias.

Endereço Profissional: Rua do Comércio, 3000 – Ijuí/RS.

E-mail: luisa.zamin@sou.unijui.edu.br

Patrícia Viana Pereira de Lima, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, patricia.lima@sou.unijui.edu.br

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Endereço Profissional: Rua do Comércio, 3000 – Ijuí/RS.

E-mail: patricia.lima@sou.unijui.edu.br

Téléchargements

Publié-e

2022-12-29

Comment citer

Dorn de Oliveira, T., Machado Schmitz, J. V., Pereira Zamin, L., & Viana Pereira de Lima, P. (2022). PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DANDO FORÇA AO LUGAR E INSTIGANDO A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ. Revista Signos Geográficos, 4, 1–17. https://doi.org/10.5216/signos.v4.74486

Numéro

Rubrique

Artigos