O raciocínio geográfico nos documentos curriculares do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal elaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v5.74378Mots-clés :
currículo, BNCC, Raciocínio Geográfico, ensino de GeografiaRésumé
Este trabalho pretende tecer uma análise acerca dos currículos que foram elaborados por estados e Distrito Federal, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), com o intuito de contextualizar as diretrizes nacionais à realidade local e servir como referência para os professores que lecionam nos respectivos lugares. A análise tem como objetivo responder à questão: os currículos, na seção destinada à Geografia Ensino Fundamental anos finais, utilizaram os princípios do raciocínio geográfico, conforme proposto pela BNCC (BRASIL, 2017)? Os currículos a serem analisados foram sorteados, por meio da metodologia de seleção aleatória, e a metodologia principal deste trabalho foi a análise documental. Com este estudo, pretende-se contribuir para a área de pesquisa de Currículo e para os estudos destinados à BNCC (BRASIL, 2017), política educacional nacional relevante para o contexto atual e que vem propondo e provocando inúmeras mudanças no cenário da educação brasileira.