PRÁTICAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v4.74239Mots-clés :
práticas docentes, território, Desenho-Geográfico, Paisagem-lugar, Ensino de Geografia, Anos IniciaisRésumé
O presente trabalho tem como objetivo apresentar dados da pesquisa de mestrado, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), já concluída, de como as práticas docentes em sala de aula são desenvolvidas, tomando o conceito de território como perspectiva. O interesse na realização dessa pesquisa tem-se quanto à preocupação com a qualidade do ensino de Geografia bem como à relevância social da temática abordada. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi um questionário online, por meio do Google Forms, aplicado aos professores de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI. Para a análise das informações utiliza-se a Análise Textual Discursiva (ATD) que é uma abordagem de análise de pesquisas nas ciências humanas amplamente utilizada no campo educacional e que transita entre a análise de conteúdo e a análise de discurso. As informações analisadas demonstram que os professores possuem desafios no ensino de Geografia, na perspectiva desse conceito, em relação à compreensão do mesmo e à abordagem nas novas concepções teóricas de território.