A ESCALA GEOGRÁFICA COMO PRINCÍPIO PARA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA ESCOLA
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v4.73411Mots-clés :
raciocínio escalar, construção de conceito, prática docente, conhecimento poderosoRésumé
O presente artigo tem como discussão central o conceito de Escala Geográfica e sua importância para a Geografia Escolar e para a formação do pensamento geográfico pelos estudantes da Educação Básica. Para elucidar essa importância, o trabalho inicia com a distinção entre os conceitos de Escala Geográfica e escala cartográfica, evidenciando as discussões acerca desse conceito para a teoria geográfica e para as discussões do ensino de Geografia. Objetivou-se compreender de que forma a Escala Geográfica pode potencializar a formação do pensamento geográfico no aluno da Educação Básica, evidenciando as possibilidades, a partir de um raciocínio escalar. Para isso, foi discutido ao longo do trabalho o processo de formação de conceitos na escola e a prática docente do professor de Geografia. A metodologia de trabalho empregada foi a abordagem qualitativa, com etapas de entrevista semiestruturada com cinco professores da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás. O objetivo das entrevistas, para o estudo aqui realizado, foi o de compreender de que forma os professores entendem o conceito de Escala Geográfica e o seu papel para a Geografia Escolar e para a formação do pensamento geográfico dos alunos. Assim, busca-se evidenciar a Escala Geográfica enquanto um conhecimento poderoso a ser trabalhado na escola, atuando como um princípio para a formação do pensamento geográfico dos alunos da Educação Básica.