CAMINHOS DE APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE IMAGENS, EVENTOS E HABILIDADES
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v4.72606Mots-clés :
situação geográfica, espaço geográfico, livro didático, BNCC, ensino fundamentalRésumé
O presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens do livro didático como potenciais recursos ao processo de ensino e aprendizagem da educação geográfica, a partir dos fundamentos de uma educação geográfica baseada na problematização de uma situação geográfica. Considerando que todas as escolas da rede pública estadual de Porto Nacional – TO estão utilizando os mesmos livros didáticos, o recorte da pesquisa foi a coleção didática de Geografia dos Anos Finais do ensino fundamental – PNLD 2020 – escolhida e utilizada pelas mesmas escolas. A discussão teórica que fundamenta a pesquisa ampara-se no debate sobre o livro didático e o ensino de Geografia a partir de diálogos com a BNCC que é o documento norteador não apenas dos currículos estaduais mas também dos materiais didáticos. O trabalho apresenta também uma reflexão sobre o uso da imagem para a compreensão do espaço geográfico e o potencial que as mesmas possuem para a aprendizagem geográfica baseada na ideia de eventos de uma situação geográfica. Foram escolhidas para a empiria do trabalho, e são apresentadas neste artigo, as imagens fotográficas do livro didático do 6º ano. A fundamentação teórica do trabalho é orientada pelas reflexões de Santos (1996, 2013, 2017) sobre o sentido de evento para compreender o espaço geográfico e a contribuição de Silveira (1993, 1999, 2004, 2006) para pensar a situação geográfica enquanto totalidade de um evento a ser estudado.