O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PESQUISAS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Auteurs-es

Mots-clés :

ensino do componente clima, estado do conhecimento, bases teórico-metodológicas

Résumé

O presente artigo versa sobre as produções acadêmicas no Brasil a respeito do ensino do componente clima, com destaque para produções de pós-graduação (mestrado e doutorado) e eventos temáticos. Temos como objetivo identificar quais são as discussões mais evidenciadas e recorrentes nas pesquisas, bem como verificar quais são as vertentes teórico-metodológicas do ensino do componente clima nesses estudos, além das principais contribuições, tendências e características das pesquisas. A metodologia utilizada neste levantamento foi a de pesquisa qualitativa, pois fez-se necessário a análise dos dados coletados, a fim de atribuir significado aos temas levantados ao longo do estudo. Diante da grande demanda e quantidade de produções, especificamente em eventos temáticos, aplicamos um recorte temporal de dez anos e para seleção optamos pela análise inicial dos trabalhos que apresentassem os termos: Ensino de Clima/Climatologia, Tempo, Clima e Climatologia em seus títulos, resumos e palavras-chave. Observamos que foi possível apresentar um panorama dessas produções na área do ensino do conteúdo clima situando os principais temas e debates. Percebemos também, que os trabalhos e pesquisas analisados tratam com pouca profundidade, no que diz respeito, as discussões teórico-metodológicas sobre o componente clima, com exceção de trabalhos de pós-graduação recentes representando um crescente avanço nas investigações da área, especificidades nas quais explanaremos no decorrer deste texto.

Biographie de l'auteur-e

Izabelle de Cássia Chaves Galvão, Rede Básica de Ensino, Goiânia, Goiás, Brasil

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (PPGEO-UFG). Graduada em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA-UFG). Tem experiência na área de Ensino dos Componentes Físico-naturais da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Climatologia, Ensino do Componente físico-natural Clima, Estratégias de Ensinagem e Ensino de Geografia Física nos Anos Iniciais.

Endereço Profissional: R. Prof. Lázaro Costa, 236 - Vila Canaã, Goiânia - GO, 74415-420.

E-mail: iza.chaves.93@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

2021-10-18

Comment citer

Chaves Galvão, I. de C. (2021). O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PESQUISAS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS . Revista Signos Geográficos, 3, 1–20. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/69785

Numéro

Rubrique

Artigos