O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PESQUISAS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Mots-clés :
ensino do componente clima, estado do conhecimento, bases teórico-metodológicasRésumé
O presente artigo versa sobre as produções acadêmicas no Brasil a respeito do ensino do componente clima, com destaque para produções de pós-graduação (mestrado e doutorado) e eventos temáticos. Temos como objetivo identificar quais são as discussões mais evidenciadas e recorrentes nas pesquisas, bem como verificar quais são as vertentes teórico-metodológicas do ensino do componente clima nesses estudos, além das principais contribuições, tendências e características das pesquisas. A metodologia utilizada neste levantamento foi a de pesquisa qualitativa, pois fez-se necessário a análise dos dados coletados, a fim de atribuir significado aos temas levantados ao longo do estudo. Diante da grande demanda e quantidade de produções, especificamente em eventos temáticos, aplicamos um recorte temporal de dez anos e para seleção optamos pela análise inicial dos trabalhos que apresentassem os termos: Ensino de Clima/Climatologia, Tempo, Clima e Climatologia em seus títulos, resumos e palavras-chave. Observamos que foi possível apresentar um panorama dessas produções na área do ensino do conteúdo clima situando os principais temas e debates. Percebemos também, que os trabalhos e pesquisas analisados tratam com pouca profundidade, no que diz respeito, as discussões teórico-metodológicas sobre o componente clima, com exceção de trabalhos de pós-graduação recentes representando um crescente avanço nas investigações da área, especificidades nas quais explanaremos no decorrer deste texto.