PRÁTICA PEDAGÓGICA: O PROCESSO CRIATIVO POR INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS
Mots-clés :
educação Geográfica, instalações geográficas, arte, criatividadeRésumé
O presente trabalho tem como objetivo apresentar experiência do ensino da Geografia com a metodologia das Instalações Geográficas, em que a arte passa a ser aliada na construção do conhecimento geográfico e no processo de avaliação do conteúdo. Para exemplificar essa metodologia, materializou-se o conteúdo dos biomas brasileiros para o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula para os alunos do 3º ano do ensino médio da EEMTI Presidente Geisel. Assim, o objetivo é analisar o melhor potencial criativo da prática pedagógica inovadora das Instalações Geográficas para o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, por meio de uma sequência didática, com a pesquisa e a criatividade, como procedimentos metodológicos, para alcançar o processo criativo, assim, materializando-se em Instalações Geográficas. Como resultado, obteve-se, com esse ato imaginativo e criativo, um processo de transformação do cotidiano escolar, provocando maneiras diferentes de construir o conhecimento geográfico na escola.