A CARTOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Mots-clés :
linguagem cartográfica, metodologia, Google Earth, Google MapsRésumé
Enquanto professores sabemos da estreita relação entre a Cartografia e a Geografia, que na condição de ciências, possibilitam esclarecer as contradições na dinâmica socioespacial. Assim, os recursos tecnológicos são importantes como possíveis potencializadores da comunicação cartográfica. O objetivo deste artigo é trazer aspectos que possibilitem discutir como os aplicativos, especificamente, o Google Earth e o Google Maps podem ser utilizados no ensino, de modo que fomentem uma metodologia para trabalhar os conteúdos da Geografia. Para tal, apresentamos a escrita em três partes. Na primeira abordamos a ciência Geográfica na relação com o mapa; na segunda, a relação entre a ciência cartográfica e o ensino de Geografia, com base em Callai (2005) e Francischett (2002, 2007, 2011) e, por último, debatemos os recursos tecnológicos mencionados no contexto da Cartografia Escolar. O uso de mapas digitais interativos, propiciam o desenvolvimento de noções básicas, importantes para a aprendizagem como por exemplo: na observação, na orientação e na localização espacial, que junto ao trabalho pedagógico com conteúdos, relacionados as escalas geográficas e cartográficas, ao sistema de coordenadas e a mobilidade socioespacial oportunizam o conhecimento geográfico.