GEOTECNOLOGIAS E ENSINO DE GEOGRAFIA
Mots-clés :
geotecnologias, ensino de Geografia, anos iniciais do Ensino FundamentalRésumé
Este artigo trata-se dos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Ituiutaba-MG. O objetivo central foi analisar a utilização de Geotecnologias nas aulas de Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Quanto aos procedimentos metodológicos, inicialmente foram feitos levantamentos bibliográficos referentes ao ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a formação docente e o uso de Geotecnologias nas aulas de Geografia. Após o aprofundamento teórico e devida aprovação da pesquisa no Comitê de Ética da UFU, foi realizado o trabalho de campo no ambiente escolar, baseado na distribuição de questionários para os professores, análise dos livros didáticos de Geografia e desenvolvimento de atividades práticas com uso de ferramentas das Geotecnologias no laboratório de informática. Como resultado, os alunos vivenciaram diferentes aulas de Geografia, com produções de mapas digitais, jogos educativos, análises em imagens de satélites e pesquisas no Google Earth e Google Maps de temas contidos nos livros didáticos. De certa forma, a pesquisa contribuiu para a descoberta de novos conhecimentos pelos alunos, professores e pesquisadores.