ELEMENTOS CONSTITUINTES DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Mots-clés :
pensamento geográfico, raciocínio geográfico, processos cognitivosRésumé
O surgimento de linhas de pesquisas na área de ensino de Geografia promoveu o aumento de pesquisas acadêmicas relacionadas à Geografia Escolar. Diante disso, emergiram diversos conceitos que tratam da sua função na escola, como pensamento espacial, pensamento geográfico, pensamento geoespacial, raciocínio espacial, raciocínio geográfico, para citar alguns. Este trabalho tem como objetivo discutir elementos teóricos que constituem o raciocínio geográfico na Educação Básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se da abordagem qualitativa nos levantamentos e na interpretação dos dados. Os resultados mostraram que a Geografia na escola tem como função promover o pensamento geográfico que contempla diversas dimensões, afetiva, social e intelectual. A dimensão intelectual é uma perspectiva propiciada pelo raciocínio geográfico de fazer analogias, inferências, deduções, conexões, para citar alguns exemplos, ancorando-se nos conceitos (espaço, território, paisagem, lugar, região) e nos princípios lógicos (localização, delimitação, conexão, rede, escala, distribuição, posição, extensão) constituintes do saber geográfico.