O raciocínio geográfico nos documentos curriculares do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal elaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.74378

Palavras-chave:

currículo, BNCC, Raciocínio Geográfico, ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho pretende tecer uma análise acerca dos currículos que foram elaborados por estados e Distrito Federal, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), com o intuito de contextualizar as diretrizes nacionais à realidade local e servir como referência para os professores que lecionam nos respectivos lugares. A análise tem como objetivo responder à questão: os currículos, na seção destinada à Geografia Ensino Fundamental anos finais, utilizaram os princípios do raciocínio geográfico, conforme proposto pela BNCC (BRASIL, 2017)? Os currículos a serem analisados foram sorteados, por meio da metodologia de seleção aleatória, e a metodologia principal deste trabalho foi a análise documental. Com este estudo, pretende-se contribuir para a área de pesquisa de Currículo e para os estudos destinados à BNCC (BRASIL, 2017), política educacional nacional relevante para o contexto atual e que vem propondo e provocando inúmeras mudanças no cenário da educação brasileira.

Biografia do Autor

Ana Letícia Pena Pereira Timóteo, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, analeticiapptimoteo@usp.br

Mestranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, na área do ensino de Geografia e graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora de Geografia para os anos finais do ensino fundamental na rede privada.

Endereço Profissional: R. do Lago, 717, Cep: 05508-080, São Paulo.

E-mail: analeticiapptimoteo@usp.br.

Valéria de Oliveira Roque Ascenção , Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil, valeriaroque@gmail.com

Doutora  em  Geografia  pela  Universidade  Federal  de  Minas  Gerais (UFMG)  e Professora  dos  cursos  de  graduação  e  pós-graduação  em Geografia da UFMG.

Endereço Profissional: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Cep: 31270-901, Belo Horizonte.

E-mail: valeriaroque@gmail.com

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Publicado

30-05-2023

Como Citar

Pena Pereira Timóteo, A. L., & de Oliveira Roque Ascenção , V. (2023). O raciocínio geográfico nos documentos curriculares do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal elaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular. Revista Signos Geográficos, 5, 1–13. https://doi.org/10.5216/signos.v5.74378

Edição

Seção

Artigos