O museu escolar como proposta didático-pedagógica ao estudo da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.74309

Palavras-chave:

museu escolar, Geografia, ensino e aprendizagem, Educação Geográfica

Resumo

O texto apresenta considerações preliminares sobre a pesquisa de doutoramento em Geografia, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Francisco Beltrão. O objetivo consistiu em avaliar o sentido e o significado pedagógico do museu para o ensino e aprendizagem da Geografia, na relação tempo-espaço nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O desenvolvimento ocorreu a partir de uma proposta didático-pedagógica para o estudo da Geografia, com os estudantes dos 3os anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Pedro Algeri de Francisco Beltrão/PR. A finalidade consistiu na construção, organização e socialização de uma exposição, em forma de museu no próprio ambiente escolar, com intuito de estudar os conteúdos geográficos, propostos para essa etapa escolar dos participantes. A metodologia de pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e os resultados sinalizados a partir da avaliação dos professores, estudantes e familiares, apontam para a viabilidade da proposta de atividade do museu escolar, como forma de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos geográficos, o que colaborou no sentido de proporcionar a compreensão do significado pedagógico e para o processo de formação educativa e cidadã dos estudantes. Ao experienciar a prática de museu escolar como alternativa didático-pedagógica se concretiza a educação geográfica para além do ambiente escolar.

Biografia do Autor

Andreia Zuchelli Cucchi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, andreiazu@yahoo.com.br

Doutora em Geografia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Campus de Francisco Beltrão (2022). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Campus de Francisco Beltrão (2019). Graduação em Pedagogia (2004) e Administração (2007).

Endereço Profissional: Rua Maringá, 1200, Vila Nova, Francisco Beltrão/PR.

E-mail: andreiazu@yahoo.com.br.

Mafalda Nesi Francischett, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, professoramafalda57@gmail.com

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Mestrado em Educação pela Universidade de Campinas (1997). Professora Associada – Nível C, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Campus de Francisco Beltrão/PR.

Endereço Profissional: Rua Maringá, 1200. Vila Nova, Francisco Beltrão/PR.

E-mail: professoramafalda57@gmail.com.

Downloads

Publicado

26-04-2023

Como Citar

Zuchelli Cucchi, A., & Nesi Francischett, M. (2023). O museu escolar como proposta didático-pedagógica ao estudo da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Signos Geográficos, 5, 1–13. https://doi.org/10.5216/signos.v5.74309

Edição

Seção

Artigos