PRÁTICAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.74239

Palavras-chave:

práticas docentes, território, Desenho-Geográfico, Paisagem-lugar, Ensino de Geografia, Anos Iniciais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar dados da pesquisa de mestrado, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), já concluída, de como as práticas docentes em sala de aula são desenvolvidas, tomando o conceito de território como perspectiva. O interesse na realização dessa pesquisa tem-se quanto à preocupação com a qualidade do ensino de Geografia bem como à relevância social da temática abordada. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi um questionário online, por meio do Google Forms, aplicado aos professores de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI. Para a análise das informações utiliza-se a Análise Textual Discursiva (ATD) que é uma abordagem de análise de pesquisas nas ciências humanas amplamente utilizada no campo educacional e que transita entre a análise de conteúdo e a análise de discurso. As informações analisadas demonstram que os professores possuem desafios no ensino de Geografia, na perspectiva desse conceito, em relação à compreensão do mesmo e à abordagem nas novas concepções teóricas de território.

Biografia do Autor

Ioshua Costa Guedes, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Teresina, Piauí, Brasil, ioshua.costa@gmail.com

Mestra em Geografia (PPGGEO-UFPI / X Turma - 2020-2022). Linha de pesquisa: Ensino de Geografia. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG - GEOEDUC). Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina-PI (SEMEC). Pós-graduada lato sensu em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Endereço profissional: Rua Areolino de Abreu, Centro, CEP: 64000180, Teresina, PI, Brasil.

E-mail: ioshua.costa@gmail.com

Mugiany Oliveira Brito Portela, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil, mugiany@yahoo.com.br

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2000), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atualmente é professora do curso de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí e professora adjunta da Universidade Federal do Piauí. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, ensino de cidade e currículo. Participa do GCEF, NUPEG, GAAE e NEPEG. Foi professora coordenadora da RP de Geografia e coordenadora do PIBID Geografia-UFPI.

Endereço profissional: Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, SG – 07, Ininga, CEP: 64049-550, Teresina, PI, Brasil.

E-mail: mugiany@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

Costa Guedes, I., & Oliveira Brito Portela, M. (2022). PRÁTICAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 4, 1–16. https://doi.org/10.5216/signos.v4.74239

Edição

Seção

Artigos