A ESCALA GEOGRÁFICA COMO PRINCÍPIO PARA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.73411

Palavras-chave:

raciocínio escalar, construção de conceito, prática docente, conhecimento poderoso

Resumo

O presente artigo tem como discussão central o conceito de Escala Geográfica e sua importância para a Geografia Escolar e para a formação do pensamento geográfico pelos estudantes da Educação Básica. Para elucidar essa importância, o trabalho inicia com a distinção entre os conceitos de Escala Geográfica e escala cartográfica, evidenciando as discussões acerca desse conceito para a teoria geográfica e para as discussões do ensino de Geografia. Objetivou-se compreender de que forma a Escala Geográfica pode potencializar a formação do pensamento geográfico no aluno da Educação Básica, evidenciando as possibilidades, a partir de um raciocínio escalar. Para isso, foi discutido ao longo do trabalho o processo de formação de conceitos na escola e a prática docente do professor de Geografia. A metodologia de trabalho empregada foi a abordagem qualitativa, com etapas de entrevista semiestruturada com cinco professores da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás. O objetivo das entrevistas, para o estudo aqui realizado, foi o de compreender de que forma os professores entendem o conceito de Escala Geográfica e o seu papel para a Geografia Escolar e para a formação do pensamento geográfico dos alunos. Assim, busca-se evidenciar a Escala Geográfica enquanto um conhecimento poderoso a ser trabalhado na escola, atuando como um princípio para a formação do pensamento geográfico dos alunos da Educação Básica.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Andrade de Faria, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, mariaeduarda.faria@usp.br

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Graduada em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Participante dos grupos de estudo e pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (UFG); Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (UFG) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia (GEPED/FE-USP). Possui experiência na área de Ensino de Geografia e Educação Geográfica.

Endereço profissional: R. do Lago, 717 - Butantã, São Paulo - SP, CEP: 05508-080.

E-mail: mariaeduarda.faria@usp.br

Lana de Souza Cavalcanti, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, lana@ufg.br

Possui Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e Pós-Doutorado na Universidade Complutense de Madrid/Espanha (2005) e na Universidade de Buenos Aires/Argentina (2017). É Bolsista Produtividade em Pesquisa 1D pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, atuando nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia, bem como no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG). Participa dos seguintes Grupos de Pesquisas: Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG), Rede Latinoamericana de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO), Núcleo de Pesquisa em Educação e Cidade (NUPEC) e coordena os seguintes grupos: Rede Colaborativa de Ensino de Cidade e Cidadanias (RECCI) e a Rede de Pesquisa em Educação e Cidade (REPEC). É Editora Chefe da Revista Signos Geográficos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase no Ensino-Aprendizagem e em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Formação de Professores, Lugar, Cidade e Espaço Urbano.

Endereço profissional: Rua Jacarandá Qd. D, Campus Samambaia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO. CEP: 74690-900.

E-mail: lana@ufg.br

Downloads

Publicado

19-10-2022

Como Citar

Andrade de Faria, M. E., & de Souza Cavalcanti, L. (2022). A ESCALA GEOGRÁFICA COMO PRINCÍPIO PARA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA ESCOLA. Revista Signos Geográficos, 4. https://doi.org/10.5216/signos.v4.73411

Edição

Seção

Artigos