CAMINHOS DE APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE IMAGENS, EVENTOS E HABILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.72606

Palavras-chave:

situação geográfica, espaço geográfico, livro didático, BNCC, ensino fundamental

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens do livro didático como potenciais recursos ao processo de ensino e aprendizagem da educação geográfica, a partir dos fundamentos de uma educação geográfica baseada na problematização de uma situação geográfica. Considerando que todas as escolas da rede pública estadual de Porto Nacional – TO estão utilizando os mesmos livros didáticos, o recorte da pesquisa foi a coleção didática de Geografia dos Anos Finais do ensino fundamental – PNLD 2020 – escolhida e utilizada pelas mesmas escolas. A discussão teórica que fundamenta a pesquisa ampara-se no debate sobre o livro didático e o ensino de Geografia a partir de diálogos com a BNCC que é o documento norteador não apenas dos currículos estaduais mas também dos materiais didáticos. O trabalho apresenta também uma reflexão sobre o uso da imagem para a compreensão do espaço geográfico e o potencial que as mesmas possuem para a aprendizagem geográfica baseada na ideia de eventos de uma situação geográfica. Foram escolhidas para a empiria do trabalho, e são apresentadas neste artigo, as imagens fotográficas do livro didático do 6º ano. A fundamentação teórica do trabalho é orientada pelas reflexões de Santos (1996, 2013, 2017) sobre o sentido de evento para compreender o espaço geográfico e a contribuição de Silveira (1993, 1999, 2004, 2006) para pensar a situação geográfica enquanto totalidade de um evento a ser estudado.

Biografia do Autor

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil, carolinamachado@uft.edu.br

Professora Associada do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Universidade Federal do Tocantins campus de Porto Nacional desde 2005. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Geografia pela UNESP Presidente Prudente (2004), e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Metodologias e Práticas de Ensino de Geografia (LEGEO) na Universidade Federal do Tocantins. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) da Universidade Federal de Goiás, e, da Rede Latino-americana de Investigação em Didática da Geografia (REDLADGEO). É editora da Revista Brasileira de Educação em Geografia e membro do conselho consultivo e revisora de outros periódicos da área. Possui pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Educação Geográfica, e, Estudos Culturais, além de ser autora de vários artigos publicados em periódicos da área de Geografia.

Endereço Profissional: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/N - Jardim do Ipês I, Porto Nacional - TO, 77500-000.

E-mail: carolinamachado@uft.edu.br

Jaciara Araújo de Moura, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil, jaciaraujo007@hotmail.com

Graduada em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Pós - Graduada em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdade Suldamérica (2015). Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (2022). Graduada em Pedagogia pela UniCesumar (2022).

Endereço Profissional: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/N - Jardim do Ipês I, Porto Nacional - TO, 77500-000.

E-mail: jaciaraujo007@hotmail.com

Downloads

Publicado

2022-09-09

Edição

Seção

Artigos