A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS PARTICIPATIVOS E PLURAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA. A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INDEGEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.72203

Palavras-chave:

ensino de geografia, projetos de pesquisa-ação, inovações educacionais, articulação universidade-sistema educacional

Resumo

Este texto busca compartilhar a experiência institucional do grupo Pesquisa e Desenvolvimento no Ensino de Geografia (INDEGEO) sediado no Instituto de Geografia FFyL UBA desde 2004. As principais contribuições conceituais, metodológicas e pedagógicas, derivadas das sucessivas, serão detalhadas. Projetos de pesquisa UBACyT dos quais o grupo participou. Esses estudos centraram-se nas finalidades pedagógicas da geografia, na seleção e organização dos conteúdos curriculares, nas estratégias de ensino e avaliação e na produção de materiais curriculares inovadores. Também serão explicitados os critérios de relação teoria-prática que embasam nossa concepção didática, bem como a articulação entre a tarefa de ensino e pesquisa no meio universitário e o sistema educacional de nível médio. Por fim, desejamos destacar o desenvolvimento de diversas atividades de transferência de conhecimentos e de elaboração de propostas pedagógicas concretas de forma a disponibilizar aos professores diversos recursos e materiais que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Raquel Edith Gurevich, Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina, raqgur2003@yahoo.com.ar

É professora de Geografia, formada pela UBA, e mestre em Administração Pública pela UBA/INAP. É professora titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA, nas cadeiras "Didática Especial da Geografia e Práticas de Ensino" e "Geografia Social Argentina". Como investigadora, co-dirige projetos UBACyT no Instituto de Geografia, da mesma Faculdade. Atualmente é membro do Departamento de Design de Aprendizagem do Ministério da Educação Nacional e participa como responsável pelo Módulo de Geografia da Pós-Graduação em Ensino de Ciências Sociais da FLACSO. Ministra inúmeros cursos e seminários em diferentes instituições nacionais e estrangeiras sobre formação de professores e gestão curricular nas ciências sociais. Publica livros, artigos e apresentações sobre os temas da sua especialidade, nas editoras Paidós, Biblos, UNICEF, Aique, Fondo de Cultura Económica, entre outras.

Endereço profissional: Puan 480, C1420 CABA, Argentina

E-mail: raqgur2003@yahoo.com.ar

María Victoria Fernández Caso, Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina, victoriafcaso@yahoo.com.ar

É professora titular do Departamento de Geografia e Diretora do Curso de Especialização em Ensino Secundário da Universidade de Buenos Aires. É Professora de Geografia na Universidade de Buenos Aires, Mestre em Didática das Ciências Sociais e Doutora pela Universidade Autônoma de Barcelona. Dirige projetos de pesquisa sobre temas de inovações educacionais, currículo e formação de professores em ciências sociais no Instituto de Geografia (UBA). Como professora visitante, ministrou diversos cursos e seminários em diversas universidades do país e em instituições de ensino nacionais e estrangeiras. A nível profissional, coordenou a Área Curricular de Ciências Sociais do Ministério da Educação Nacional e o Grupo de Trabalho sobre o Ensino de História e Geografia, no Mercosul Educacional / Direção Nacional de Cooperação Internacional / Ministério da Educação da Nação. Atualmente é Coordenadora da Área de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola de Formação de Professores da CABA, publica livros, artigos e apresentações sobre temas de sua especialidade e manuais, livros didáticos e materiais para o ensino de Geografia nos diferentes níveis de ensino, além de diversas contribuições voltadas para a divulgação da Geografia e das ciências sociais. Membro dos comitês científicos de várias revistas latino-americanas da especialidade.

Endereço profissional: Puan 480, C1420 CABA, Argentina

E-mail: victoriafcaso@yahoo.com.ar

Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

Artigos