PENSAR A DOCÊNCIA É PENSAR A NOSSA EXISTÊNCIA: DÚVIDAS E CONTRASTES NA EXPECTATIVA DE CARREIRA DOCENTE DE FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

ensino de Geografia, carreira docente, condições de trabalho, precarização profissional

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os relatos de professores, recém-formados ou perto de receberem o título de licenciado, no que tange às suas expectativas sobre a docência e as ponderações que fazem sobre suas trajetórias profissionais diante do atual cenário da profissão e considerando as condições de trabalho. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica, a fim de trazer elementos que evidenciam a precariedade presente em questões, como remuneração, atratividade da carreira docente, carga horária intensificada, entre outros elementos. Um paralelo com o filme O Substituto, que aborda a realidade de um professor, foi trazido, para compor e para estimular as reflexões sobre o cotidiano docente. Como metodologia, utilizou-se de narrativas, nas quais foram trazidos relatos dos sujeitos da pesquisa. Como resultados, elencam-se e se analisam as preocupações, por parte dos sujeitos, por uma remuneração e por uma carga horária adequadas, bem como pela compreensão de que as demandas subjetivas reforçam a urgência pela valorização profissional e por melhores condições de trabalho.

Biografia do Autor

Marcos Bohrer, Instituto Federal de Educação, Científica e Tecnológica Catarinense, Santa Catarina, Brasil

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia na linha de Ensino de Geografia (UFRGS). Atualmente cursa o doutorado na linha de Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).

Endereço Profissional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201 – 9º andar, Farroupilha, 90046900 - Porto Alegre, RS – Brasil.

E-mail: marcosbohrer@gmail.com

Igor Armindo Rockenbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia (2017) e Licenciado em Geografia (2015) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Endereço Profissional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201 – 9º andar, Farroupilha, 90046900 - Porto Alegre, RS – Brasil.

E-mail: irockenbach@outlook.com

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Licenciado em Geografia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Endereço Profissional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201 – 9º andar, Farroupilha, 90046900 - Porto Alegre, RS – Brasil.

E-mail: nestorandrek@gmail.com

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Publicado

04-02-2022

Como Citar

Bohrer, M., Rockenbach, I. A., & Kaercher, N. A. (2022). PENSAR A DOCÊNCIA É PENSAR A NOSSA EXISTÊNCIA: DÚVIDAS E CONTRASTES NA EXPECTATIVA DE CARREIRA DOCENTE DE FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 3, 1–20. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/70191

Edição

Seção

Artigos