O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PESQUISAS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

Palavras-chave:

ensino do componente clima, estado do conhecimento, bases teórico-metodológicas

Resumo

O presente artigo versa sobre as produções acadêmicas no Brasil a respeito do ensino do componente clima, com destaque para produções de pós-graduação (mestrado e doutorado) e eventos temáticos. Temos como objetivo identificar quais são as discussões mais evidenciadas e recorrentes nas pesquisas, bem como verificar quais são as vertentes teórico-metodológicas do ensino do componente clima nesses estudos, além das principais contribuições, tendências e características das pesquisas. A metodologia utilizada neste levantamento foi a de pesquisa qualitativa, pois fez-se necessário a análise dos dados coletados, a fim de atribuir significado aos temas levantados ao longo do estudo. Diante da grande demanda e quantidade de produções, especificamente em eventos temáticos, aplicamos um recorte temporal de dez anos e para seleção optamos pela análise inicial dos trabalhos que apresentassem os termos: Ensino de Clima/Climatologia, Tempo, Clima e Climatologia em seus títulos, resumos e palavras-chave. Observamos que foi possível apresentar um panorama dessas produções na área do ensino do conteúdo clima situando os principais temas e debates. Percebemos também, que os trabalhos e pesquisas analisados tratam com pouca profundidade, no que diz respeito, as discussões teórico-metodológicas sobre o componente clima, com exceção de trabalhos de pós-graduação recentes representando um crescente avanço nas investigações da área, especificidades nas quais explanaremos no decorrer deste texto.

Biografia do Autor

Izabelle de Cássia Chaves Galvão, Rede Básica de Ensino, Goiânia, Goiás, Brasil

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (PPGEO-UFG). Graduada em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA-UFG). Tem experiência na área de Ensino dos Componentes Físico-naturais da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Climatologia, Ensino do Componente físico-natural Clima, Estratégias de Ensinagem e Ensino de Geografia Física nos Anos Iniciais.

Endereço Profissional: R. Prof. Lázaro Costa, 236 - Vila Canaã, Goiânia - GO, 74415-420.

E-mail: iza.chaves.93@gmail.com

Downloads

Publicado

18-10-2021

Como Citar

Chaves Galvão, I. de C. (2021). O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PESQUISAS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS . Revista Signos Geográficos, 3, 1–20. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/69785

Edição

Seção

Artigos