PRÁTICA PEDAGÓGICA: O PROCESSO CRIATIVO POR INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS

Autores

Palavras-chave:

educação Geográfica, instalações geográficas, arte, criatividade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar experiência do ensino da Geografia com a metodologia das Instalações Geográficas, em que a arte passa a ser aliada na construção do conhecimento geográfico e no processo de avaliação do conteúdo. Para exemplificar essa metodologia, materializou-se o conteúdo dos biomas brasileiros para o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula para os alunos do 3º ano do ensino médio da EEMTI Presidente Geisel. Assim, o objetivo é analisar o melhor potencial criativo da prática pedagógica inovadora das Instalações Geográficas para o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, por meio de uma sequência didática, com a pesquisa e a criatividade, como procedimentos metodológicos, para alcançar o processo criativo, assim, materializando-se em Instalações Geográficas. Como resultado, obteve-se, com esse ato imaginativo e criativo, um processo de transformação do cotidiano escolar, provocando maneiras diferentes de construir o conhecimento geográfico na escola.

Biografia do Autor

Alessandra Alves de Pinho, Universidade Regional do Cariri, Ceará, Brasil

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Possui como temáticas de pesquisa e interesse: Ensino em Geografia, Criatividade e Avaliação.

Endereço Profissional: Rua Cel. Antônio Luíz, 1161 - Pimenta, Crato - CE, 63105-010

E-mail: alessandrapinho.alves@gmail.com

Cassio Expedito Galdino Pereira, Universidade Regional do Cariri, Ceará, Brasil

Possui mestrado em Geografia Humana (Universidade de São Paulo). Pesquisador do grupo de pesquisa CNPq IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino, do grupo de pesquisa CNPq Espaço e Subjetividade, além do grupo Geografia e Criatividade, ambos vinculados a Universidade Regional do Cariri - URCA. Desenvolve pesquisas no âmbito da linguagem cartográfica, cartografia e questão agrária, como também relações socioculturais e espaciais, com ênfase em: Cartografia Geográfica; Mapas e Sociedade; Geografia Agrária; Geografia Cultural; Percepção Ambiental; Educação Cartografia e; Educação Geográfica.

Endereço Profissional: Rua Cel. Antônio Luíz, 1161 - Pimenta, Crato - CE, 63105-010

E-mail: cassio.expedito@gmail.com

Emerson Ribeiro, Universidade Regional do Cariri, Ceará, Brasil

Formado em Geografia pela Universidade de Sorocaba (2000) e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Com Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Atuou desde (1997) como professor do ensino básico, coordenador pedagógico e Diretor no Estado de São Paulo até (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri URCA/CE e professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Diretório de Pesquisa Geografia e Criatividade, coordenador do Laboratório Quatro Elementos (4EL) . Áreas de atuação: Formação de professores. Geografia Arte e Criatividade. Instalações Geográficas/Pedagógicas. Estágio Supervisionado. Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino. Geografia Urbana.

Endereço Profissional: Rua Cel. Antônio Luíz, 1161 - Pimenta, Crato - CE, 63105-010

E-mail: emerson.ribeiro@urca.br

Downloads

Publicado

23-09-2021

Edição

Seção

Artigos