Avisos

Chamada para dossiê de Estudos Literários: "A educação literária no Brasil e em Portugal"

2025-10-27

A Signótica informa que está recebendo submissões para o dossiê "A educação literária no Brasil e em Portugal" (Vol. 39). Os trabalhos devem ser enviados pelo sistema da revista, seguindo todas as normas disponíveis no campo "Submissões".  O prazo máximo para envio dos trabalhos será 30 de maio de 2026. A publicação ocorrerá em janeiro de 2027.

Dossiê: A educação literária no Brasil e em Portugal

Organizadores:

Flávio Camargo (UFG)

Carlos Ceia (UNL – Portugal)

 

A proposta deste dossiê surge de inquietações diversas relacionadas à educação literária no Brasil e em Portugal, de modo a reunir um conjunto de reflexões que envolvam o ensino de literatura e a formação (inicial e continuada) de professores. Nesse sentido, o dossiê acolherá artigos que abordem questões relacionadas ao ensino de literaturas de língua portuguesa, com ênfase na recepção literária em contextos escolares e extraescolares; ao ensino e à formação de leitores; às práticas de leitura e/ou às abordagens metodológicas do texto literário em sala de aula; à formação inicial e continuada de professores de literatura, com foco nos processos formativos nos cursos de Letras e nos desafios enfrentados, decorrentes de uma formação considerada deficitária tanto no ensino básico quanto no ensino superior.

Leer más acerca de Chamada para dossiê de Estudos Literários: "A educação literária no Brasil e em Portugal"

Número actual

Vol. 37 (2025)
Publicado: 2025-01-13

Estudos Literários

  • Las cenizas del pasado: región, memoria e identidad em Coivara da memória, de Francisco J. C. Dantas

    Eduarda Crislaine Pereira, André Tessaro Pelinser
    e80051
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.80051
  • Cultura ornamental y crítica a la precariedad intelectual brasileña en la “Teoria do Medalhão”

    Letícia Gonzaga Chacon, Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel
    e79373
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.79373
  • Caderno de Memórias Coloniais y As Naus a la luz de los regresados: propuestas para un comparatismo cooperativo entre las literaturas en Lengua Portuguesa

    Júlio César Kohler Damasceno Baron, João Paulo Ferreira dos Santos
    e77247
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.77247
  • La inscripción de Mi carta más larga, de Mariama Bâ, en dos sistemas culturales

    Alexandra Almeida de Oliveira, Goiandira Ortiz de Camargo, Philippe Humblé
    e79738
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.79738
  • En el centenario de la muerte de Kafka: una aproximación a su mundo literário

    Emiliano Orlante
    e80327
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.80327

Estudos Linguísticos

  • La narrativa de los influencers en el marketing digital: um análisis discurso de los anuncios de venta en los perfiles de Instagram

    Isabella Cristina Morais do Nascimento, Thiago Barbosa Soares, Paula Ramos Ghiraldelli
    e80808
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.80808
  • Revitalización Lingüística del Pueblo Karaxuwanassu en Pernambuco

    Maria Luisa Freitas, Ridivânio Procópio da Silva
    e80490
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.80490
  • Investigación con lenguas indígenas brasileñas em peligro de extinción: caminos y paseos

    Marília de Nazaré Ferreira, Sidney da Silva Facundes
    e80062
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.80062
  • Concepciones de interacción en planes de enseñanza de profesoras de lenguas extranjeras en formación inicial

    Renan Mateus Tudela, Rita de Cássia Barbirato
    e80772
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.80772
  • El uso combinado del tándem y el teletándem en el aprendizaje del inglés y de la lengua brasileña de señas (Libras)

    Giovana Bleyer Ferreira dos Santos, Francisco José Quaresma de Figueiredo
    e79254
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v37.79254
Ver todos los números