EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Seminário de Interação entre as Licenciaturas em Educação do Campo de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82242Palavras-chave:
Educação do campo, Extensão universitária, Luta de classesResumo
Este texto trata da experiência obtida na dinâmica de extensão universitária, denominada Seminário de Integração realizado entre os cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (LEDUCAMPO/UFMS) e a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Grande Dourados (LEDUC/UFGD). Teve como objetivo compreender como a socialização de experiências contribuiu no processo de formação inicial de professores do campo. As argumentações estão fundamentadas no método Materialismo Histórico-Dialético. Sendo que, os autores pesquisados foram: Caldart (2008), Coletivo de Autores (1992), Frigoto (1991), Marx (1993, 1996, 1988), Molina (2011), Saviani (2007). Realizamos uma síntese dos relatos proferidos por professores, acadêmicos e representantes dos movimentos sociais dos trabalhadores sem-terra, lideranças indígenas e quilombolas que participaram da referida ação de extensão, a qual tratou da resistência que as licenciaturas exercem sobre o Estado e o capital para garantir a manutenção e a ampliação das licenciaturas. Socializar os conhecimentos possibilitou a compreensão dos acadêmicos sobre a necessidade de ações que inter-relacionam a escola, os alunos e a comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


