EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Seminário de Interação entre as Licenciaturas em Educação do Campo de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82242

Palavras-chave:

Educação do campo, Extensão universitária, Luta de classes

Resumo

Este texto trata da experiência obtida na dinâmica de extensão universitária, denominada Seminário de Integração realizado entre os cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (LEDUCAMPO/UFMS) e a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Grande Dourados (LEDUC/UFGD). Teve como objetivo compreender como a socialização de experiências contribuiu no processo de formação inicial de professores do campo. As argumentações estão fundamentadas no método Materialismo Histórico-Dialético. Sendo que, os autores pesquisados foram: Caldart (2008), Coletivo de Autores (1992), Frigoto (1991), Marx (1993, 1996, 1988), Molina (2011), Saviani (2007). Realizamos uma síntese dos relatos proferidos por professores, acadêmicos e representantes dos movimentos sociais dos trabalhadores sem-terra, lideranças indígenas e quilombolas que participaram da referida ação de extensão, a qual tratou da resistência que as licenciaturas exercem sobre o Estado e o capital para garantir a manutenção e a ampliação das licenciaturas. Socializar os conhecimentos possibilitou a compreensão dos acadêmicos sobre a necessidade de ações que inter-relacionam a escola, os alunos e a comunidade.

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Biografia do Autor

Jorge Luis D'Ávila, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, davilajorgeluis35@gmail.com

Graduado em Educação Física, mestre em educação, doutor em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor do curso de Licenciatura em educação do campo UFMS.

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Publicado

27-11-2025

Como Citar

D’ÁVILA, Jorge Luis. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Seminário de Interação entre as Licenciaturas em Educação do Campo de Mato Grosso do Sul . Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.82242. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/82242. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos