EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Seminário de Interação entre as Licenciaturas em Educação do Campo de Mato Grosso do Sul
DOI :
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82242Mots-clés :
Educação do campo, Extensão universitária, Luta de classesRésumé
Este texto trata da experiência obtida na dinâmica de extensão universitária, denominada Seminário de Integração realizado entre os cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (LEDUCAMPO/UFMS) e a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Grande Dourados (LEDUC/UFGD). Teve como objetivo compreender como a socialização de experiências contribuiu no processo de formação inicial de professores do campo. As argumentações estão fundamentadas no método Materialismo Histórico-Dialético. Sendo que, os autores pesquisados foram: Caldart (2008), Coletivo de Autores (1992), Frigoto (1991), Marx (1993, 1996, 1988), Molina (2011), Saviani (2007). Realizamos uma síntese dos relatos proferidos por professores, acadêmicos e representantes dos movimentos sociais dos trabalhadores sem-terra, lideranças indígenas e quilombolas que participaram da referida ação de extensão, a qual tratou da resistência que as licenciaturas exercem sobre o Estado e o capital para garantir a manutenção e a ampliação das licenciaturas. Socializar os conhecimentos possibilitou a compreensão dos acadêmicos sobre a necessidade de ações que inter-relacionam a escola, os alunos e a comunidade.
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