O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81026

Palavras-chave:

Educação contemporânea, Identidade docente, Papel do professor

Resumo

Este estudo faz parte da pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPEHL/Ufac e tem como objetivo compreender a constituição da profissão docente, investigando os elementos que compõem a identidade profissional do professor e os contextos socioculturais que influenciam essa construção. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada na revisão bibliográfica, abordando a profissão professor sob uma perspectiva histórico-crítica, analisando as complexidades e desafios do trabalho docente em diferentes períodos históricos. Os resultados revelam que a identidade docente é uma construção que resulta de vivências políticas, sociais e culturais, que impactam diretamente a forma como os professores se percebem e agem no contexto educacional.

 

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Publicado

29-11-2024

Como Citar

AZEVEDO, D. C.; LIMA, M. A. R. de; BEZERRA, M. I. da S. O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.81026. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/81026. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos