O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81026Palavras-chave:
Educação contemporânea, Identidade docente, Papel do professorResumo
Este estudo faz parte da pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPEHL/Ufac e tem como objetivo compreender a constituição da profissão docente, investigando os elementos que compõem a identidade profissional do professor e os contextos socioculturais que influenciam essa construção. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada na revisão bibliográfica, abordando a profissão professor sob uma perspectiva histórico-crítica, analisando as complexidades e desafios do trabalho docente em diferentes períodos históricos. Os resultados revelam que a identidade docente é uma construção que resulta de vivências políticas, sociais e culturais, que impactam diretamente a forma como os professores se percebem e agem no contexto educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.