O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81026

Mots-clés :

Educação contemporânea, Identidade docente, Papel do professor

Résumé

Este estudo faz parte da pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPEHL/Ufac e tem como objetivo compreender a constituição da profissão docente, investigando os elementos que compõem a identidade profissional do professor e os contextos socioculturais que influenciam essa construção. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada na revisão bibliográfica, abordando a profissão professor sob uma perspectiva histórico-crítica, analisando as complexidades e desafios do trabalho docente em diferentes períodos históricos. Os resultados revelam que a identidade docente é uma construção que resulta de vivências políticas, sociais e culturais, que impactam diretamente a forma como os professores se percebem e agem no contexto educacional.

 

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Publié-e

2024-11-29 — Mis(e) à jour 2025-03-24

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AZEVEDO, Daiana Costa; LIMA, Maria Aldecy Rodrigues de; BEZERRA, Maria Irinilda da Silva. O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.81026. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/81026. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos