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THE QUILOMBO AND THE UNIVERSITY AS TEACHING AND LEARNING PRACTICES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80303

Keywords:

Ancestry, quilombo, teacher education, teaching practices, university

Abstract

The objective of this article is to reflect on the concept of quilombo and aquilombamento based on the writings, experiences, and memories of Beatriz Nascimento (2021). We sought to relate the quilombo with the university, as both constitute territories of connections and, above all, of the construction of teaching and learning practices. This research methodologically is qualitative, of an applied nature, and employed the bibliographic documentary review methods, in conjunction with the writing of Conceição Evaristo (2017). As the main theoretical framework, we used the writings of author Beatriz Nascimento (2021). The possible conclusions highlight the importance of working on Afro-Brazilian and African History and Culture in Higher Education, offering a basis for teachers' practice through the university curriculum. This ecology of knowledge (Santos, 2010) provides opportunities for dialogues between teaching, research, and extension that dialogue in the spaces of the school, university, and quilombo.

Keywords: Ancestry. Quilombo. Teacher education. Teaching practices. University.

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Author Biographies

Ynara Victoria Borges Santos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, ynara.victoria@uel.br

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestranda no Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Intercâmbio realizado em Portugal nos anos de 2019 a 2020 pela Universidade de Coimbra (UC) no curso de Ciências da Educação. Pesquisadora e bolsista do CNPQ com o trabalho intitulado "Narrativas afro-centradas: Um estudo acerca da construção do conhecimento cientifico de mulheres negras no ensino superior". Representante discente da comissão de bolsas do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos (PPGIELA). Realizou pesquisas sendo bolsista de Iniciação Cientifica pela Fundação Araucária nos anos de 2018, 2019 e 2020 em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Participou do Projeto Residência Pedagógica como colaboradora nos anos de 2020 a 2022. Tem interesse em pesquisas na área da educação com ênfase em: Raça, gênero e classe, Decolonialidade, Pós-Colonialidade, Qualidade da Educação, Currículo, Organismos Internacionais, Feminismo negro, Direitos dos povos originários, Afrodescendentes e Quilombolas, Educação popular e Pedagogia de projetos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4797137109543965 

Angela Maria de, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, angela.souza@unila.edu.br

Possui Doutorado (2009) e Mestrado (1998) em Antropologia Social, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, na mesma Universidade. Foi Pró- Reitora de Extensão da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2012- 2017). É Docente da UNILA no curso de Antropologia e no Mestrado PPG-IELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos. Coordena o NEALA - Núcleo de Estudos Afro Latino Americanos. É associada da ABA - Associação Brasileira de Antropologia e da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Afro Brasileira e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento hip hop, rap, relações étnico-raciais, Mulheres Negras, diáspora, consumo, música, ações afirmativas. Atua e coordena Projetos de Extensão na área de Educação das Relações Étnico-raciais com professores da rede pública de ensino para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4207025108497025

Juan Ignacio Brizuela, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, juan.brizuela@unila.edu.br

Doutor em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - IHAC, UFBA. Posdoc (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da UNILA. Colíder do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, junto ao prof. José Márcio Barros (UEMG/PósCultura). Idealizador do @recantolatino.rl - produtora cultural.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6362525134331343

Published

2025-01-27 — Updated on 2025-03-10

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How to Cite

SANTOS, Ynara Victoria Borges; ANGELA MARIA DE; BRIZUELA, Juan Ignacio. THE QUILOMBO AND THE UNIVERSITY AS TEACHING AND LEARNING PRACTICES. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80303. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80303. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossier: Rural Education, Indigenous Education and Quilombola Education: paths of resistance and (dis)encounters with new and other narratives