I DE "ÍNDIO"

Representação dos povos indígenas nos livros didáticos de alfabetização

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80295

Mots-clés :

Alfabetização, cultura e história indígena, livro didático

Résumé

A Lei 11.645/08 torna obrigatório o ensino da história e cultura indígena no Brasil, devendo estar presentes no âmbito de todo o currículo escolar. Assim, analisamos os livros didáticos de Língua Portuguesa, destinados aos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, das coleções “Pitanguá Mais” e “Bem-me-quer mais”, buscando compreender como os povos indígenas e os diversos aspectos da cultura indígena são representados nos livros de alfabetização. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa de naturezas bibliográfica e documental. A pesquisa nos mostrou que a presença dos povos indígenas nos livros didáticos de alfabetização está muito aquém do esperado. Se outrora eles eram representados de forma genérica, principalmente na apresentação da letra I, nos livros analisados podemos perceber que, além das generalizações, ainda encontramos um significativo apagamento da história e cultura indígena.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Clara Balladares Machado , Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, claraballadares@gmail.com

Mestra em Educação pelo IFSul, especialista em Psicopedagogia pela Universidade Dom Bosco e especialista em Alfabetização pela FURG, graduada em Licenciatura Plena em História pela Ufpel e licenciada em Pedagogia pela Uninter. Atua desde 2004 como professora do ensino básico no município de Pelotas/RS e desde 2006 na Rede Estadual de Ensino do RS, durante esse período, além do trabalho docente, exerceu função de coordenadora pedagógica e de vice-diretora.

Tânia Mara de Bastiani, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Biguaçu, Santa Catarina, Brasil, taniamaradb@gmail.com

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Entre os temas que pesquisa, encontram-se: A questão agrária no Brasil, os Movimentos sociais do campo e a Educação do campo. Atualmente é Especialista em Assuntos Educacionais da Prefeitura Municipal de Biguaçu/SC.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-24

Comment citer

MACHADO , Clara Balladares; BASTIANI, Tânia Mara de. I DE "ÍNDIO": Representação dos povos indígenas nos livros didáticos de alfabetização. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.80295. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80295. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos