I DE "ÍNDIO"
Representação dos povos indígenas nos livros didáticos de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80295Palavras-chave:
Alfabetização, cultura e história indígena, livro didáticoResumo
A Lei 11.645/08 torna obrigatório o ensino da história e cultura indígena no Brasil, devendo estar presentes no âmbito de todo o currículo escolar. Assim, analisamos os livros didáticos de Língua Portuguesa, destinados aos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, das coleções “Pitanguá Mais” e “Bem-me-quer mais”, buscando compreender como os povos indígenas e os diversos aspectos da cultura indígena são representados nos livros de alfabetização. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa de naturezas bibliográfica e documental. A pesquisa nos mostrou que a presença dos povos indígenas nos livros didáticos de alfabetização está muito aquém do esperado. Se outrora eles eram representados de forma genérica, principalmente na apresentação da letra I, nos livros analisados podemos perceber que, além das generalizações, ainda encontramos um significativo apagamento da história e cultura indígena.
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