DONA AUGUSTA E SUAS RELAÇÕES COM O CAMPO E A EDUCAÇÃO:

HISTÓRIA DE VIDA DE UMA MULHER CAMPONESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.79670

Palavras-chave:

Educação, História de vida, Mulher do campo, Trabalho no campo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo narrar a história de vida da Dona Augusta, a partir das suas relações com o campo e a educação. Para o desenvolvimento da pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizei a história de vida que tem por objetivo apreender e compreender a vida conforme o indivíduo relata e interpreta. Para contar a história de vida da Dona Augusta realizei uma entrevista semiestruturada com ela em dezembro de 2023. A entrevista foi abordada a partir de perguntas sobre sua infância, família, estudos e relação com o trabalho no campo. Pude concluir que a história de vida da Dona Augusta dá visibilidade às suas experiências, suas práticas individuais e sociais, suas relações com o campo e a educação, seus modos de vida e sua existência na diversidade e nas diferenças de gênero enquanto mulher do campo. Ainda evidencia como suas vivências foram essenciais para estabelecer suas relações atuais com a educação e o campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2024

Como Citar

MACHADO MAGNUS, M. C. DONA AUGUSTA E SUAS RELAÇÕES COM O CAMPO E A EDUCAÇÃO: : HISTÓRIA DE VIDA DE UMA MULHER CAMPONESA. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.79670. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/79670. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas